13 jun - 2021 • 20:00 > 13 jun - 2021 • 22:00
13 jun - 2021 • 20:00 > 13 jun - 2021 • 22:00
SONHOS PARA VESTIR
versão online
"Aquilo que cabe na boca cabe num dia? Neste curto espaço de tempo em que estamos aqui, quais são os sonhos para fazer?"
A peça transcorre no tempo do devaneio, quando a memória estabelece o diálogo entre o vivido e o sonhado, o dia e a noite, a vida e a morte, a partir de uma reflexão lúdica e poética sobre as palavras.
Numa noite insone refazemos o percurso de uma vida para decidir sobre o passos a seguir. Uma reflexão sobre o espaço que separa o nosso cotidiano de anseios mais íntimos. Orientando-se simultaneamente em direção ao futuro e ao passado a personagem desta peça percorre o intervalo de uma noite, entre aquilo que esta desperto e aquilo que é sonho profundo, numa homenagem ao pai, entre os dois pontos que ligam a vida e a morte, no caso o nascimento dela, a morte dele. É um delírio poético a partir do viés da palavra que dá conta de uma história real vivida pela autora.
Release
“Uma narradora de voz cadenciada e olhar cúmplice conduz com habilidade o jogo de quimera com palavras lançadas ao acaso, por ela ou pela plateia, numa complementaridade que faz das chamadas “hipóteses radiantes”, diásporas da subjetividade, justo a concretização da ponte que o projeto ambiciona. Nesse lugar da escuta mútua, a emoção de lidar incorpora-se como uma textura a mais no ir e vir por entre objetos, tecidos, fios de Ariadne dispostos na arena do sempre memorável teatro Paiol. Descartando o uso mecânico de projeção, essa dramaturgia cênica mora nos detalhes e possibilita aos interlocutores experimentar o sentimento da clareza diante do inefável.” ( Valmir Santos)
A partir de uma reflexão lúdica e poética sobre os sonhos, os artistas Vera Holtz, Sara Antunes, Analu Prestes e Daniel Valentini se uniram para a criação do espetáculo “Sonhos para Vestir” em 2010, uma costura delicada de poesia, filosofia e teatro a peça de maneira lúdica reflete sobre os sonhos e as hipóteses radiantes da vida que cada pessoa guarda em seus desejos mais íntimos. É também a homenagem a relação de uma filha com seu pai.
O espetáculo que já realizou diversas temporadas em mais de 20 cidades do pais agora ganhou uma versão online.
Nesse período de pandemia a autora Sara Antunes resolveu fazer uma adaptação da obra para a versão audiovisual, mas, enfrentou o desafio da interação, a peça ocorria com a participação do público e nessa versão online por sugestão de Vera Holtz ela interagiu com os filhos Benjamim de 7 anos e Antônio de 6. Contou também com a contribuição artistica de Henrique Landulfo parceiro de outras criações e que assina a direção de fotografia e co-assina a montagem.
"E entre tecidos fluidos, a figura etérea da mulher passa pelo palco e expôs seu universo imaginário. E esse universo lúdico prossegue quando ela se lembra dos conselhos do pai contagiando a plateia com sua emoção."
Sobre a Peça
A peça é um delírio poético, que dá conta de uma história real, a partir do viés da palavra e sob influencia de autores como Bartolomeu Campos de Queiroz, que ainda vivo pôde acompanhar a criação do espetáculo. Sara Antunes tinha perdido o pai em 2007 com quem nutria uma relação de muita beleza, um tipo especial de relação desde a barriga da mãe aonde o pai deixou escritos sobre hipóteses radiantes de uma vida até o fim, quando sem ouvir mais, sem escrever mais, sem falar, ele num quarto de hospital, se despediu. É deste silêncio fecundo e fértil que nasceu as palavras da peça.
Os artistas envolvidos, as mãos habilidosas e cheias de memórias da artista plástica Analu Prestes fizeram um cenário artesanal, evocando o espaço mágico e transitório da criação, a música ao vivo composta especialmente para o espetáculo, do músico Daniel Valentini, que nos enlaça no caminho encantatório para o devaneio e as palavras e questões compartilhadas com o público pela atriz e autora Sara Antunes, conjunto este orquestrado por Vera Holtz.
Ficha Técnica
Direção: Vera Holtz
Texto e Atuação: Sara Antunes
Cenário-Instalação: Analu Prestes
Música: Daniel Valentini
Luz: Paulo Cesar Medeiros
Figurino: Kabila Aruanda
Preparação: Mary Kunha
Concepção Audiovisual : Sara Antunes
Participação especial: Antônio Bueno de Oliveira
e Benjamim Antunes de Oliveira
Direção de Fotografia: Henrique Landulfo
Montagem: Henrique Landulfo e Sara Antunes
Mixagem de Som: Gabriel Martini e Marcelo Bueno
Produção: Corpo Rastreado
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Associação Cultural Corpo Rastreado
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.