Storytellling: o poder das histórias na comunicação política e institucional
Políticos e órgãos públicos não conseguirão se comunicar de forma eficiente apenas compartilhando conteúdo e informações técnicas.
É preciso ir além da razão: a emoção é um elemento fundamental para que as pessoas se sintam atraídas por um conteúdo.
Nós estamos falando de narrativas, de histórias que emocionam, seduzem e comovem.
A comunicação política que realmente engaja deve ser emocional, humanizada.
A narrativa certa pode ter um impacto 20 vezes maior na audiência.
Existem muitas histórias a serem contadas por políticos e órgãos públicos, mas é preciso ter técnicas.
O Storytelling, basicamente, é isso: técnicas de transmissão de conteúdo por meio de enredos e narrativas, utilizando desde palavras a recursos audiovisuais, se tornando um trunfo para captar a atenção do público.
O Storytelling é o caminho mais rápido para mostrar o que somos, o que pensamos, o que queremos causar e termos o efeito esperado na nossa audiência.
Nós entendemos o mundo através de histórias, que são mais fáceis de transmitir e propagar que a informação pura.
E como conciliar o racional com o emocional?
Os números com os personagens?
É exatamente isso que iremos tratar neste curso inédito que será ministrado em Florianópolis no dia 21 de agosto com o apoio da Associação Catarinense de Imprensa.
Sobre
Data: 21 de agosto
Local: ACI (Associação Catarinense de Imprensa) - Rua Rui Barbosa, 621 - Agronômica - Florianópolis
Horário: 08h às 12h
Modalidade: Presencial
Programa do treinamento:
- Conceito de Storytelling
- Por que o Storytellling é tão importante?
- Todos nós somos contadores de histórias
- Storytelling de políticos x Storytelling de órgãos públicos
- Barack Obama e outros cases de sucesso
- Marca pessoal
- Gestão de Storytelling
- Storytelling e marketing digital (canais, formatos, métricas)
- Narrativa (o que falar) e linguagem (como falar)
- Estrutura da história
- Linguagem visual
- Mitos e arquétipos
- Decifrando a jornada do herói
- Produzindo vídeos com técnicas de Storytelling
- Elaborando discursos e pronunciamentos com histórias, em três atos
- Produzindo conteúdos emocionais para a internet
- Storytelling para públicos segmentados
- Storytelling para antagonismo político
- Exercícios práticos e dinâmicas
Curso indicado para jornalistas, publicitários, assessores e consultores que trabalham com comunicação política e assessoria em órgãos públicos. E, claro, para os próximos políticos e gestores.
Desconto especial para ex-alunos. Tratar no Whatsapp: (61) 99841 6800 ou e-mail fredperillo@gmail.com
Sobre o instrutor
Fred Perillo é professor e comunicador digital, já ministrou treinamentos em todos os estados brasileiros, abertos e in company, para empresas e instituições como Câmara dos Deputados, Senado Federal, Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais, Sebrae, ABAV, entre outras.
É sócio-proprietário da Agência Nuvem (Brasília-DF) e tem larga experiência em comunicação política e institucional.