Super Nosso convida: Brunch Mineiro com Ana Beloto, Eduardo Girão e Rafael Carvalho
Neste sábado teremos uma programação especial, valorizando os sabores e a produtores locais! Naquele horário, entre café da manhã e almoço, nosso Brunch Mineiro contará com uma bancada repleta de queijos especiais, azeites premiados e pães variados da Cum Panio - além de um menu pra lá de bão, com comidinhas pensadas para a ocasião! Sabemos que Brunch é uma boa desculpa para brindar logo cedo e por isso, além de café, serviremos Mimosas, Espumante Rex Bibendi e Chopp Capitão Senra!
Bancada de Degustação do Brunch Mineiro - por Ana Beloto e Eduardo Girão
A azeitóloga Ana Beloto e o jornalista gastronômico Eduardo Girão se uniram para realizar este evento e compor uma seleção de primeira para nossa bancada mineirinha. Você vai conhecer e degustar riquezas do nosso estado, enquanto bate um papo com os especialistas! Veja o que estará te esperando:
. Seleção de 4 azeites mineiros premiados:
> Fazenda Irarema - Alho
> Fazenda Irarema - Manjericão
> Borriello
> Nobleza del Sur
. Seleção de queijos especiais:
> Queijo da Mantiqueira maturado Goa
> Queijo minas artesanal do Cedro
> Queijo minas artesanal Marisa 30 dias
> Queijo minas artesanal Imperial Premium Serra do Salitre
> Queijo gorgonzola mineiro
> Queijo brie mineiro
. Pães da Cum Panio
> Pão de figo
> Pão neutro
> Olivinha (baguetinha com azeitona)
MENU do Brunch Mineiro - por Rafael Carvalho
. Aperitivo: brochete de linguiça com limão siciliano e queijo coalho.
. Entrada: creme de milho com gema caipira e queijo gratinado.
. Principal: canjica branca com requeijão de raspa, barriga e couve.
. Sobremesas:
> Gelato de Azeite Borriello (Mi Garba Gelateria).
> Todo Romeu merece sua Julieta: goiabada com queijo e um fio de azeite.
BEBIDAS:
. Café Espresso em cápsulas Três Corações
. Suco
. Mimosa
. Espumante Rex Bibendi Rosé
. Chopp artesanal Capitão Senra
OBS.: no ingresso está incluso todo o menu descrito acima com as bebidas e a visitação da mostra CASACOR Minas 2019 no mesmo dia.
---- Sobre Ana Beloto
Ana Beloto é azeitóloga e apaixonada pela cultura dos azeites de oliva. Comunicóloga, especializada em varejo e antropologia da alimentação, se especializou como sommelière profissional de azeites na renomada IFAPA (Andaluzia/ Espanha), na Universidade Federal de Química (Montevideo/ Uruguai) e é membro do COI (Conselho Oleico Internacional). Participou de cursos de análise sensorial de azeites de oliva na Itália, Espanha e Tunísia. Sua vasta experiência como sommelière de azeites de oliva foi conquistada ao longo dos 15 anos em que atua no setor, lançando 4 marcas de notoriedade no mercado brasileiro, ministrando aulas e palestras em cursos, simpósios e congressos nacionais e internacionais e prestando consultorias à produtores de azeites brasileiros. Atualmente coleciona 19 prêmios nacionais e internacionais promovendo a cultura do azeite de oliva no Brasil, é marketing de uma indústria de alimentos, docente em faculdades de gastronomia e na Associação Brasileira de Sommeliers. Assina a coluna Azeite-se do Jornal Hoje em Dia e na Revista Prazeres da Mesa. Em fevereiro de 2018, foi convidada a assinar um azeite mineiro - Blend Ana Beloto para a Família Borriello - que passou por uma seleção na Itália, sendo o único azeite mineiro a ser condecorado pelo Guia Mundial dos Azeites de Oliva, Flosolei 2018 e está entre os 500 melhores azeites do mundo.
---- Sobre Eduardo Tristão Girão
Eduardo Tristão Girão, jornalista gastronômico com 15 anos de experiência na área e premiado com a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais e o troféu Eduardo Frieiro. Foi repórter do jornal Estado de Minas e já colaborou com o jornal Estado de S. Paulo e as revistas Prazeres da Mesa, Gula, Encontro e do Supermercado Verdemar. Avaliou bares e restaurantes para o Guia Unibanco Minas Gerais (editora Bei) e participou de votações da lista anual The World's 50 Best, da revista inglesa Restaurant, que elege os 50 melhores restaurantes do mundo. Fez diversas viagens gastronômicas pelo Brasil e para países como Portugal, França, Espanha e Chile. Atua como palestrante, mediador e jurado em diversos eventos do setor gastronômico. Desde 2016, promove degustações de queijos artesanais mineiros e iniciou em 2017 trabalho como consultor de queijos especiais para empresas.
---- Sobre Rafael Carvalho
Os avós foram figuras fundamentais para que Rafael Carvalho se apaixonasse pela gastronomia. “Gostava de ver minha avó cozinhar quitutes e comidas típicas do interior. Tinha o meu avô também, que sempre me pedia para fazer algo", lembra. Por morar em Ipatinga, zona rural de Minas Gerais, não imaginava que trabalharia profissionalmente com culinária, chegando a se formar em biomedicina. Entretanto, o gosto pela cozinha falou mais alto. Foi aí que Rafael se juntou a um primo para abrir um pequeno negócio, vendendo pratos simples aos amigos da cidade natal. Era o que faltava para ele pegar a estrada para Belo Horizonte e, mesmo contra a vontade da mãe, cursar gastronomia na Faculdade Estácio de Sá. Enquanto estudava, começou a fazer estágios e a trabalhar na área, passando pelos restaurantes Enoteca Decanter, O Dádiva; Osteria Mattiazzi, onde foi sous chef; e Tchê Parrilla, como chef, quando recebeu a indicação a “Chef Revelação 2015” pela Revista Encontro BH. Também trabalhou como personal chef para uma empresa franco-colombiana no Rio de Janeiro, além de passagens por dois dos melhores restaurantes da América Latina – El Cielo, na Colômbia, e Remanso do Bosque, em Belém do Pará. Seu reconhecimento veio rápido. No começo de 2015 foi selecionado como um dos 16 participantes do programa “Cozinha Sob Pressão”, transmitido pelo SBT entre maio e julho, chegando à fase final da atração. Trabalhou na produção de eventos gastronômicos de grande porte como o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes e Festival Fartura, no qual, iniciou seu relacionamento com os melhores chefes de cozinha do Brasil.
Recentemente Rafael trabalhou como Chef de cozinha no Bar e Restaurante 2002, do penta campeão mundial, Gilberto Silva. No último trabalho, o Chef comandou a cozinha internacionalmente conhecida da Hofbrauhaus Belo Horizonte. O chef diz sempre buscar inspiração na culinária regional, sem deixar de utilizar técnicas modernas, dando um toque contemporâneo aos pratos.