14 jul - 2021 • 15:00 > 14 jul - 2021 • 17:00
14 jul - 2021 • 15:00 > 14 jul - 2021 • 17:00
Transversalidades
Curso para professores e educadores, com módulos independentes, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições às urgências e reflexões cotidianas.
Ministrado por profissionais convidados de áreas diversas, conta com intérprete de Libras e tem entre seus temas as práticas artísticas, pedagógicas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios.
O que nossas coleções falam sobre nós? O encontro visa realçar a importância vital dos museus enquanto equipamentos de educação e formação cidadã, observando o que eles têm a nos dizer a partir de seus acervos. O professor, curador e artista Claudinei Roberto abordará os diálogos possíveis entre o museu e seu público.
Claudinei Roberto da Silva nasceu em São Paulo, 1963 vive e trabalha na cidade. Graduado em Educação Artística na Escola de Comunicações e Artes da USP Universidade do Estado de São Paulo. Em 2011 foi bolsista Programa “International Visitor Leadership Program” do Departamento de Estado do Governo dos Estados Unidos. Foi sub-coordenador do Educativo da 27ª Bienal de São Paulo (2007) e coordenador interino dos Núcleos de Educação do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, do Paço das Artes (2009/10). Foi Coordenador do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil (2010 a 2013) e coordenador Artístico Pedagógico do projeto multinacional “A Journey trough African diáspora” do American Aliance of Museuns em parceria com o Museu Afro Brasil e Prince George African American Museum (2013/14). Coordenou o Núcleo Educativo da 13ª edição de Bienal Naïfs do Brasil do SESC e itinerância (2016-2017). Realizou entre outras a curadoria da exposição “PretAtitude: insurgência, emergência e afirmação na arte afro-brasileira contemporânea” nos SESC São Carlos, Ribeirão Preto, Vila Mariana, Santos e São José do Rio Preto (2018/21) e Curador da exposição Sidney Amaral “O Banzo, o amor e a Cozinha” Museu Afro Brasil – São Paulo. (2014). Curador da “13ª Edição da Bienal Naïfs do Brasil” no SESC Piracicaba (2016) com Clarissa Diniz e Sandra Leibovitz. Como artista já participou de várias exposições individuais e coletivas entre elas: “Para nunca esquecer: Negras memórias, memórias de negros” no museu Oscar Niemeyer em Curitiba no Paraná em 2005, curadoria de Emanoel Araujo e “A nova mão afro-brasileira” curadoria de Emanoel Araujo para o Museu Afro Brasil de São Paulo em 2014. Tem algumas obras no Museu Nacional de Cultura Afro Brasileira MUNCAB na cidade de Salvador na Bahia.
Para ter acesso ao projeto Transversalidades é necessário ter o aplicativo Zoom instalado no seu computador ou celular (https://zoom.us/download). Use o mesmo e-mail para entrar no evento por meio do seu ingresso.
Acessível em Libras
Emissão de certificado de participação
Classificação indicativa: Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos
www.ccbbeducativo.com
www.jaca.center
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
CCBB Educativo
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.