18 nov - 2019 • 19:15 > 21 nov - 2019 • 22:00
18 nov - 2019 • 19:15 > 21 nov - 2019 • 22:00
A VI Semana Tecnológica das Engenharias (STE 2019) é um evento sobre tecnologia promovido pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) em Pelotas/RS. A sexta edição do evento vai tratar sobre os impactos da tecnologia no mercado de trabalho e receberá egressos de destaque da Instituição como convidados. O evento oferece palestras com pesquisadores e empreendedores do Rio Grande do Sul e uma visita técnica no Pelotas Parque Tecnológico, no Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (CIEMSUL) e na empresa Cigam Gestor. No dia 19 de Novembro temos programação compartilhada com o UCPel Talks, organizado pelo CIEMSUL/UCPel. Sugerimos realizar a inscrição gratuita para este evento em: http://bit.ly/ucpeltalks
As inscrições do evento, no valor de R$ 25,00 podem ser realizadas no Sympla ou em dinheiro no credenciamento do evento. Participantes que pagarem com boleto bancário devem mostrar o comprovante de pagamento no credenciamento do evento.
Programação
Segunda-feira, 18 de Novembro
Sala C 410 - Prédio C, Campus I da UCPel - Rua Gonçalves Chaves, 373 - Centro - Pelotas/RS
18:00 - 19:15 - Credenciamento
19:15 - 20:30 - Palestra: Sistemas embarcados: Como vivem? Do que se alimentam?
Palestrante: Otávio Salvador - O. S. Systems
20:30 - 20:45 - Coffee break
20:45 - 22:00 - Palestra: A importância da tecnologia na Ciência Forense
Palestrante: Eduarda Monteiro - PUCRS
Terça-feira, 19 de Novembro
Auditório Dom Antonio Zattera - Campus I da UCPel, entrada pela Rua Três de Maio
Programação compartilhada com evento UCPel Talks - 19:00 - inscrições gratuitas em http://bit.ly/ucpeltalks
Quarta-feira, 20 de Novembro
Sala C 410 - Prédio C, Campus I da UCPel - Rua Gonçalves Chaves, 373 - Centro - Pelotas/RS
18:00 - 19:15 - Credenciamento
19:15 - 20:30 - Palestra: Arquitetura de microserviços: de onde viemos e para onde vamos?
Palestrante: Marcos Gonçalves Echevarria - UCPel / BeMobile
20:30 - 20:45 - Coffee break
20:45 - 22:00 - Palestra: Teoria e prática: a relação entre vida profissional e universidade
Palestrante: Maigui Farias Souza - Cigam Gestor
Quinta-feira, 21 de Novembro
Pelotas Parque Tecnológico - Av. Domingos de Almeida, 1785 - Areal - Pelotas/RS
15:00 - 18:00 - Visita técnica no Pelotas Parque Tecnológico, CIEMSUL e Cigam.
Sala C 410 - Prédio C, Campus I da UCPel - Rua Gonçalves Chaves, 373 - Centro - Pelotas/RS
18:00 - 19:15 - Credenciamento
19:15 - 20:30 - Palestra: Tecnologias e Casos de Uso de Big Data e Ciência de Dados no Mercado
Palestrante: Joel Pinho Lucas - Tail
20:30 - 20:45 - Coffee break
20:45 - 22:00 - Palestra: Circuitos integrados de Rádio Frequência CMOS em Escala Nanométrica
Palestrante: Arthur Liraneto Torres Costa - UFRGS
Sobre as palestras e os palestrantes
Palestra: Sistemas embarcados: Como vivem? Do que se alimentam?
Resumo: Com a crescente expansão de conceitos como IoT e indústria 4.0, os sistemas embarcados estão cada vez mais presentes nos mais diversos ambientes. Frequentemente novas tecnologias são desenvolvidas a fim de suprir demandas desse setor, que tornam-se a cada dia mais complexas. A O.S. Systems, que atua desde 2002 com sistemas embarcados, tem trabalhado constantemente no aprimoramento desses dispositivos, desenvolvendo soluções que ofereçam maior segurança com foco na qualidade do produto. Nessa conversa, vamos compartilhar os principais projetos desenvolvidos pela empresa na área de embarcados e discutir quais as principais demandas e possibilidades para este cenário que está em constante (e crescente) evolução.
Palestrante: Otávio Salvador, Embedded Linux Expert - O.S. Systems
Empresário, escritor e CTO na O.S. Systems Development Lab, é egresso dos cursos de Administração e Ciência da Computação pela UCPel. Tem como principal área de atuação Linux embarcado, atuando com suporte e desenvolvimento de sistemas embarcados desde 2002. Participa ativamente da comunidade Open Source, contribuindo em diversos projetos como Yocto Project, U-Boot, Linux Kernel, OpenEmbedded e Rust.
Palestra: A importância da tecnologia na Ciência Forense
Resumo: A Bioinformática tem atenção crescente da Ciência e da Tecnologia, desta forma a área da Ciência Forense será abordada nesta palestra. A Ciência Forense trabalha aspectos técnicos da Justiça e da Segurança Pública relacionados à produção, análise e interpretação de provas materiais. A multidisciplinaridade de áreas inerentes ao tópico em questão inclui: Genética, Química e Toxicologia, Perícia Ambiental, Informática, Ciências Criminais e Segurança Pública. Diante deste contexto, esta palestra busca destacar os principais aspectos e objetivos deste cenário, bem como salientar as dificuldades intrínsecas a esta área consideravelmente heterogênea e, portanto, desafiadora. A palestrante (pós-doutoranda do programa Pró-Forenses) irá discorrer sobre os projetos desenvolvidos no Laboratório de Genética Humana e Molecular com ênfase na Genética Forense, o qual conta com o trabalho de 21 instituições – entre elas a Polícia Federal, Ministério Público e instituições do Estado e de fora – que antes atuavam individualmente e atualmente contam com a coordenação da PUCRS. Considerando os desafios e a multidisciplinaridade mencionados, serão destacadas diferentes formas de como a tecnologia - aliada às demais áreas - pode colaborar com este nicho tão importante para a sociedade. A aplicação da tecnologia nesta área foca na utilização dos recursos quando da exploração de diversas áreas da Computação, principalmente a Inteligência Artificial, de modo que contribuam para aceleração na obtenção e predição dos resultados.
Palestrante: Eduarda Monteiro - PUCRS
Doutora e Mestre em Computação (Programa de Pós-Graduação em Computação – PPGC) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharael em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Atualmente, é pós-doutoranda (Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular e Celular / Laboratório de Genética Molecular e Celular - PUCRS) atuando no Programa Ciências Ciências Forenses vinculado ao INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Forense).
Palestra: Arquitetura de microserviços: de onde viemos e para onde vamos?
Resumo: As arquiteturas das aplicações web vem sofrendo constantes mudanças. Entender a forma como essas arquiteturas estão evoluindo impacta diretamente no desenvolvimento de software. Vamos entender um pouco o objetivo dos micro serviços e para onde eles estão evoluindo.
Palestrante: Marcos Gonçalves Echevarria - UCPel / BeMobile
Marcos Echevarria é mestre em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas. Desenvolve sistemas web há mais de 10 anos, tendo liderado equipes em projetos de médio e grande porte em empresas nacionais e internacionais. Atualmente é CEO na empresa Be Mobile e professor na Universidade Católica de Pelotas, onde leciona as disciplinas de Algoritmos e Engenharia de Software.
Palestra: Teoria e prática: a relação entre vida profissional e universidade
Palestrante: Maigui Farias Souza - Cigam Gestor
Diretor de Produto da Cigam Gestor (empresa especializada em gestão empresarial com atuação em todo o Brasil), Professional Self Coach pelo IBC (Instituto Brasileiro de Couching). Atualmente cursa MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e é mestrando pela Universidade Católica de Pelotas em Engenharia Eletrônica e Computação.
Palestra: Tecnologias e Casos de Uso de Big Data e Ciência de Dados no Mercado
Resumo: Diante do crescente volume de dados e da cada vez maior diversidade de conteúdos na Web, faz-se necessário entender o comportamento de navegação dos usuários para desenvolver e utilizar técnicas de personalização de conteúdo. Dentro deste contexto, esta palestra dará uma visão geral de tecnologias utilizadas atualmente em Big Data, onde também serão debatidos tipos de perfis profissionais e competências técnicas exigidas para trabalhar na área de dados dentro da indústria. O palestrante também compartilhará a experiência no desenvolvimento de algumas arquiteturas de dados ao longo de sua carreira, destacando o desenvolvimento de um sistema de recomendação em uma startup de games e o de uma ferramenta de inteligência de dados aplicada a publicidade digital dentro de uma das maiores bases da dados da América Latina.
Palestrante: Joel Pinho Lucas - Tail
Nos últimos 5 anos Joel vem atuando como Engenheiro de Machine Learning na Tail, onde tem contribuído no desenvolvimento de soluções de inteligência de dados para publicidade digital. Anteriormente, Joel fez parte do time de P&D da HP Brasil e, posteriormente, foi responsável pela arquitetura e desenvolvimento de sistemas de recomendação na Mobjoy Games. Joel possui gradução em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e em 2010 obteve doutorado em Informática pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha. Desde então atua na indústria utilizando tecnologias de big data e ciência de dados.
Palestra: Circuitos integrados de Rádio Frequência CMOS em Escala Nanométrica
Resumo: Circuitos integrados de Rádio Frequência (RF) têm sido largamente utilizados na indústria devido à alta demanda por sistemas móveis, como redes de telecomunicações celulares, módulos de redes locais (WiFi, Bluetooth, etc) e comunicações via satélite. A principal vantagem dos CIs de RF é a área ocupada reduzida e a baixa dissipação de potência quando comparados com sistemas de RF construídos com componentes eletrônicos discretos. Várias empresas têm investindo no mercado de CIs de RF, como a Infineon, Qualcomm, Broadcom, NXP, Skyworks, Qorvo e recentemente a HT Micron (São Leopoldo). Uma visão geral dos fundamentos básicos de RF é introduzida e os desafios do projeto de CIs de RF são apresentados. Os principais blocos de um transceptor de RF e suas características principais e problemas de projeto são também discutidos.
Palestrante: Arthur Liraneto Torres Costa - UFRGS
Arthur Liraneto é engenheiro eletrônico pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em projeto de circuitos integrados de RF pelo programa CI-Brasil. Ele é mestre em microeletrônica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em microeletrônica pela mesma instituição. Ele fez pesquisa durante 1 ano e meio na Queen's University e trabalhou com P&D para uma empresa na indústria ambos no Canadá. Atualmente ele é pós-doutorando na UFRGS e tem larga experiência em projeto de amplificadores de baixo ruído CMOS integrados e em caracterização e montagem de setups de medição de circuitos integrados e discretos de RF. Ele recentemente desenvolveu um amplificador para a faixa de ondas milimétricas do padrão 5G.
Organização
Cláudio Machado Diniz - Professor UCPel
Leandro Zafalon Pieper - Professor UCPel
Mateus Grellert da Silva - Professor UCPel
Nicácia Portella Machado - Pos-doc UCPel
Adenauer Corrêa Yamin - Professor UCPel
Giovane Gomes Silva - Mestrando em Engenharia Eletrônica e Computação - UCPel
Luiza Jardim da Cunha Saraiva - Mestranda em Engenharia Eletrônica e Computação - UCPel
Daiane Fonseca Freitas - Mestranda em Engenharia Eletrônica e Computação - UCPel
Francisco Motta Carvalho Neto - Graduando em Engenharia de Computação - Diretório Acadêmico da Engenharia de Computação
Victor Hugo da Silveira Lima - Graduando em Engenharia de Computação
Ícaro Gonçalves Siqueira - Graduando em Engenharia de Computação
Matheus Gonçalves Stigger - Graduando em Engenharia de Computação
Apoio
Universidade Católica de Pelotas
O. S. Systems
Cigam Gestor
Tail
CIEMSUL
PUCRS
UFRGS
Pelotas Parque Tecnológico
Rua Gonçalves Chaves, 373 Centro
Pelotas, RS
Cláudio Machado Diniz
Professor e Coordenador do Curso de Engenharia de Computação da Universidade Católica de Pelotas
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.