23 nov - 2024 • 08:00 > 23 nov - 2024 • 17:00
23 nov - 2024 • 08:00 > 23 nov - 2024 • 17:00
PROGRAMAÇÃO
VI ENCONTRO REGIONAL de COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E
ALTERNATIVA
2024
8:00 – Credenciamento
8:30 – 9:00 – Abertura
Nadia Browning é uma terapeuta ocupacional com mais de 40 anos de experiência trabalhando com indivíduos com necessidades complexas de comunicação, suas famílias e equipe. Ela se formou em Terapeuta Ocupacional no Rio de Janeiro e concluiu seu mestrado em ciências pela University of Western Ontario (UWO), London, Ontário, Canadá. Trabalhou com várias equipes de CAA no Brasil, Canadá, China, Russia e no Reino Unido. Lecionou em universidades no Brasil, Canadá, Alemanha e Chile. Atualmente, Nadia faz parte do Comitê Executivo do Blissimbolic Communication International e é membro ativo da ISAAC desde 1987.
10:30 – 10:45 – Intervalo / Café
10:45 – 12:15 – “ACESSIBILIDADE
COMUNICATIVA COMO UM DIREITO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E DEVER DA SOCIEDADE”
Eliana Moreira é graduada em Fonoaudiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e possui Mestrado em Saúde da Criança e doAdolescente pela Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Saúde coletiva, membro da ISAAC Brasil.
Paula Mello Pereira Passos é fonoaudióloga clínica, Graduada pela PUCCAMP, Doutoranda em Saúde Interdisciplinaridade e Reabilitação da FCM-Unicamp, Mestre em Educação - Unimep, Pós Graduação em Neurociências da Visão - USP, Especialização em Deficiência Visual e Surdez pela UNICAMP, Membro da ISAAC-Brasil e SBFa.
12:15 – 13:30 - Almoço*
13:30 – 15:00 – “ALGUNS MISTÉRIOS DA PARALISIA CEREBRAL E
BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO NA PERSPECTIVA DE QUEM SENTE ISSO NA PELE (OU NO
CÉREBRO!)”
Eduardo Montans de Sá é poeta, escritor (5 publicações) e primeira pessoa a utilizar a CAA no Brasil. Cursou jornalismo na Universidade de São Paulo (USP). Ele nos contará como foi sua jornada escolar, passando pelos desafios da faculdade e a produção das suas obras literárias.
“SAMARA,
APAIXONADA PELA VIDA: A PARALISIA CEREBRAL NÃO ME IMPEDIU DE SER A PROTAGONISTA
DA MINHA PRÓPRIA HISTÓRIA”.
Samara Andresa Del Monte tem 35 anos é jornalista, tem paralisia cerebral, é cadeirante e utiliza a Comunicação Alternativa e recursos da tecnologia assistiva (Símbolos Bliss, eViacam). Foi repórter freelancer do Jornal ABCD Maior e atualmente é colaboradora da Revista Reação. Atual vice-presidente da ISAAC Brasil. Idealizadora e jornalista responsável da revista Mais dEficiente e autora do livro autobiográfico:
15:00 – 15:15 – Intervalo / Café
15:15 – 16:45 – “A Comunicação
Aumentativa e Alternativa como facilitadora do processo de inclusão na escola”
Equipe do Programa de Educação Inclusiva da Rede de Educação Municipal de Amparo – SP. Maria Luisa Pozzebom Benedetti, Maria Eduarda Veronezi Groppo Casalini e Andrea Marcia Brunelli da Fonseca
Tatiana Dudas é fonoaudióloga pela PUC-SP, mestre e doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP; Membro da diretoria expandida da ISAAC-Brasil e membro da SBFa, coordenadora da equipe de trabalho Clínica de Linguagem e CAA do Comitê de CAA do Depto de Linguagem da SBFa.
Equipe Secretaria de Educação Amparo
16:45 – 17:00 – Encerramento
Realização:
ISAAC-Brasil – https://www.isaacbrasil.org.br
UniFunvic - https://www.unifunvic.edu.br/
Apoio:
Grupo Incluir e Aprender
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEstrada Municipal Radialista Percy Lacerda, 1000
Pindamonhangaba, SP
ISAAC-Brasil
A ISAAC-Brasil, capítulo brasileiro da International Society for Augmentative and Alternative Communication (ISAAC), é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o desenvolvimento da Comunicação Alternativa (CA) e a melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência e com necessidades complexas de comunicação, que experimentam dificuldades significativas de se comunicar por meio da fala.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.