Fale com o produtor
Ingressinho icon

Visitas Técnicas - X CONGEA

06 nov - 2019 • 09:00 > 07 nov - 2019 • 17:00

Evento presencial em Unifor Bloco B, Fortaleza - CE
Evento encerrado

Descrição do evento

06/11 - 09:30 as 12:30 Visita 1: Parque Estadual do Cocó

A atividade se inicia com uma palestra, com duração de aproximadamente 25 minutos, onde serão abordados de forma geral sobre o parque:

  • Histórico (primeiros movimentos ambientais até sua regulamentação);
  • Legislação (Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC);
  • Rio Cocó;
  • Manguezal;
  • Fauna e Flora.

Em seguida iniciamos a trilha, com extensão 1500m, e voltamos pelo mesmo percurso, totalizando 3000m de trilha e com duração de aproximadamente 1h:30min. Ao longo da trilha faremos algumas paradas para falar sobre:

  • Espécies Nativas e Exóticas de Fauna e Flora;
  • Principais impactos ambientais;
  • Histórico (Salinas);
  • Rio Cocó.

06/11 - 14:00 as 17:00 Visita 2: Azur Condomínio Lago

Veja informações no site www.azurcondominiolago.com.br

07/11 – 09:30 as 12:30 Visita 3: Grendene

Em 1971 os irmãos Pedro e Alexandre Grendene Bartelle fundaram a Plásticos Grendene Ltda em Farroupilha (RS). Atentos às possibilidades do plástico na indústria, iniciaram a fabricação de embalagens plásticas para garrafões de vinho, até então feitos em vime. Em seguida, iniciou a fabricação de peças em plástico para máquinas e implementos agrícolas. E, na sequência, tornou-se fornecedora de componentes para calçados, sendo pioneira na utilização da poliamida (nylon) como matéria-prima para a fabricação de solados e saltos para calçados. A primeira sandália surgiu em 1978, chamada Nuar. Em 1979 era lançada a coleção de sandálias plásticas com a marca “Melissa, inspirada nos calçados utilizados por pescadores franceses.

Hoje, a Grendene comercializa os seus produtos para o mercado interno e externo, conta com mais de 24 mil funcionários e seis unidades: Farroupilha, no Rio Grande do Sul, Fortaleza, Sobral e Crato, no Ceará e Teixeira de Freitas, na Bahia. Além de três lojas conceito de Melissa, uma em São Paulo, em Nova Iorque e Londres.

A visita a unidade de Fortaleza terá o seguinte roteiro:

Boas Vindas e Apresentação institucional Futuro Extraordinário Melissa – Auditório Melissa

Visita à estrutura Fabril – Processos e estruturas

Encerramento – Auditório Melissa

Veja informações no site www.grendene.com.br/sustentabilidade

07/11 – 14:00 as 17:00 Visita 4: Horto Municipal de Fortaleza

O Horto Florestal Municipal de Fortaleza é um dos equipamentos que compõe o Parque Ecológico do Passaré, com área aproximada de 8,6 hectares, o Horto é responsável por produzir, cultivar e fornecer as plantas que compõem o paisagismo e a arborização das ruas, avenidas e equipamentos públicos da capital. O Horto também fornece às mudas utilizadas nas diversas ações relacionadas ao tema Meio Ambiente, promovidas pela Gestão Municipal, como doações em datas comemorativas, a exemplo da semana do meio ambiente, além das ações de combate a pontos de lixo.

Requalificado e reaberto à visitação pública em fevereiro de 2018, o Horto tem atualmente como serviços prestados diretamente a população: Sede do grupo de Escoteiros Sargento Prata, que conta atualmente com cerce de 120 membros; Doação de mudas à população; Visitas Guiadas; Escolinha ambiental; Parquinho infantil; Áreas de piquenique; Doação de massa verde de plantas medicinais.

Em termos numéricos, o Horto produz hoje cerca de 130 espécies distintas de plantas, distribuídas em 4 setores de produção (ornamentais, palmeiras, nativas/ frutíferas/ florestais e medicinais). Em 2018, foram produzidas no Horto Municipal mais de 260 mil mudas. As doações feitas diretamente à população, às entidades da sociedade civil e Órgão Públicos ultrapassaram as 42 mil mudas, outras 108 mil foram plantadas em projetos paisagísticos, de arborização e na implantação de hortas medicinais. Sua arborização é composta de cerca de 140 espécies de árvores, e inclui espécies das mais distintas regiões do Brasil e do mundo, espécies como baobá, paineiras, pau-brasil, ipês e jacarandás contribuem para uma flora diversificada, que possui um relevante papel na dinâmica ecossistêmica da região, servindo como matriz de dispersão de sementes, regulação ambiental e suporte para a vida de uma fauna diversa.

Inicialmente vamos apresentar em Power Point as atividades do Horto bem como sua importância para cidade de Fortaleza. Em seguida a visita guiada com nosso corpo técnico. A visita será guiada nos diversos setores de produção: Setor de Compostagem; Ornamentais; Palmeiras; Nativas/ frutíferas/ florestais; Medicinais.

Local

Unifor Bloco B

Avenida Washington Soares, 1321 Edson Queiroz

Fortaleza, CE

Termos e políticas

Sobre o produtor

IBEAS / CONGEA

X Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.