O Coletivo Negro da FMUSP convida Sônia Guimarães para debater as Vivências das Mulheres Negras nas Ciências, programação referente ao dia das mulheres.
Palestrante: Sonia Guimarães foi a primeira mulher negra professora no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) de São José dos Campos, que tinha um número muito pequeno de mulheres docentes. Ela entrou para a sala de aula do ITA em 1993, quando as mulheres ainda não eram aceitas no vestibular da instituição militar mais tradicional do país, que apenas passou a aceitar mulheres como alunas três anos após sua entrada. Sonia decidiu pela Física em 1976, quando saiu da escola pública para a concorrida Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A sala era composta por 50 alunos, onde apenas cinco eram mulheres. É doutora em semicondutores e mantenedora da universidade Zumbi dos Palmares, trabalhando em projetos que envolvem educação para estudantes de áreas carentes e de frentes feministas.
Mediadora: Larissa Alexandre é graduanda em Medicina na Universidade de São Paulo, advinda da periferia de São Paulo onde cursou o ensino público durante toda sua vida. É integrante do Coletivo Negro FMUSP - Núcleo Ayé, e do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz.