Apaixonado pelos derivados da música brasileira, Wado mergulha de vez nas sonoridades do axé e ijexá em Ivete, seu nono álbum, com lançamento em 5 de julho de 2016.
O nome vem da perspectiva bem humorada do artista de que sempre fez música “que nem a da Ivete”, no sentido de características populares em seu som, que já trabalhou sonoridades como as do samba e do funk ao longo de seus quinze anos de carreira. A proposta agora é ir além do que já foi feito em seu Atlântico Negro (2009) e “esmiuçar o ritmo e vasculhar os guetos” do axé, em suas palavras. “Ivete é a musa a não ser alcançada, ela é norte, mas não é ela quem canta o disco”, explica Wado, “ela é a musa intocada da empreitada”.
A escolha de Alabama como primeiro single da obra vem do conteúdo da canção. “O axé que me comove é muito político, de cunho racial e social”, conta o músico. A faixa, composta em parceria com Thiago Silva (Sorriso Maroto), faz referência a Strange Fruit, gravada por Nina Simone e Ella Fitzgerald, e fala de negros enforcados e suspensos em árvores nas plantações norte-americanas. “Musicalmente, evoca os primeiros discos solo de Moraes Moreira, ainda nos anos setenta, principalmente a guitarra baiana de Armandinho nesses álbuns”, explica ele, “e na temática e ritmo, remete à primeira safra de axés do meio dos anos oitenta”.
Esse espírito flui ao longo do repertório, que evoca Carlinhos Brown e Timbalada, regrava Gilberto Gil e Moreno Veloso e traz ainda parcerias com Zeca Baleiro, Momo e Marcelo Camelo, além do já mencionado Thiago Silva também em outra faixa. Curioso em seus formatos e interessante para além de sua proposta, Ivete coloca Wado deslocado do universo do qual é conhecido e mostra que ainda sabe ir a lugares interessantes e gerar música com frescor e leveza a partir dessa inusitada proposição no diálogo tanto com a tradição, quanto com o contemporâneo.
Orquestra Mineira de Brega
Apaixonados pelos refrões mais indestrutíveis da música brasileira e pelas melhores internacionais de novelas, músicos de diversas bandas de BH criaram, no final de 2009, a Orquestra Mineira de Brega (OMB), um ajuntamento dos grupos Dead Lovers Twisted Heart (Vinikov, Ivan Vaz e Guto Borges), Transmissor (Thiago Correa), PROA (Trotta e Daniel Saavedra) e quem mais tiver amor pra dar. A orquestra estreou suas pérolas em dois shows na tradicional festa brega “Eu não presto mas eu te amo”, realizada mensalmente no bar A Obra. As filas na porta e o transbordamento de emoção fizeram o projeto, rapidamente, tornar-se grande demais para a casa noturna, migrando para outros espaços da noite belorizontina e calouradas universitárias, além de Festivais de Cinema, como o CineOP e Festival de Curtas de BH, eventos de grande porte como o BH Music Station e Virada Cultural.
A banda também realiza anualmente o Baile Mineiro de Bregarnaval, fundindo os clássicos bregas com a levada carnavalesca e antigas marchinhas que falam de amor.
O repertório da OMB, sempre berrado e suado em catarse pelo público, vai dos clássicos brasileiros do gênero, como “Fogo e Paixão” de Wando e “Agüenta Coração” de José Augusto, aos hits gringos, no melhor estilo “good times” de um famoso programa de rádio de BH. Nos poucos momentos sem histeria, a orquestra introduz carinhosamente a arte de heróis menos conhecidos do brega nacional como Heleno Julião e Evaldo Braga. A formação da banda não é fixa, com mudanças constantes a cada show e mesmo em cima do palco, onde há grande revezamento de instrumento e quase todos cantam. A Orquestra Mineira de Brega não aceita integrantes que não tenham sofrido de amor.
Quem: Wado lança Ivete + Orquestra Mineira de Brega
Quando: 12 de Novembro - 22h
Onde: A Autêntica - Rua Alagoas, 1172 - Savassi
Quanto: Promocional 20$ / antecipado 25$ / portaria 30$
Vendas antecipadas online no Sympla:
https://www.sympla.com.br/wado-lanca-ivete--orquestra-mineira-do-brega__95951
Vendas físicas nA Autêntica - Segunda à Sexta de 11h às 14h
+18 A entrada de menor de 18 anos só é permitida se acompanhado dos pais ou responsável legal.
Aceitamos cartões de crédito Visa, Mastercard, Elo, American Express e Diners.
Não possuímos guarda-volumes.
Permitimos o acesso com mochila desde que a mesma seja revistada.