25 jan - 2021 • 19:00 > 25 jan - 2021 • 21:00
25 jan - 2021 • 19:00 > 25 jan - 2021 • 21:00
O Workshop de composição para videodança tem como público alvo coreógrafos e professores de dança, para colaborar no repertório de suas criações e que consigam compor suas coreografias para a câmera com mais propriedade. Por conta da pandemia e do cancelamento de todos os eventos, muitos grupos e escolas começaram a produzir seus próprios videodanças, mas muitas vezes sem o conhecimento técnico e artístico dessa linguagem e sem o completo domínio de recursos audiovisuais.
Essa atividade faz parte do projeto VIDEODANÇA RS, projeto realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020, que vai produzir 6 videodanças com grupos do Rio Grande do Sul, vão participar: Grupo de Dança Giro Livre, de Santana do Livramento; Grupo Lado B da Rua, da ONG Parceiros do Bem, de Santo Ângelo; a Royale Escola de Dança e Integração Social, de Santa Maria; Cirandeira da Cultura Popular, de Caxias do Sul; o Rua em Cena, de Pelotas; e a FlashBlack Cia de Dança, de Porto Alegre. Eles serão protagonistas de seis obras artísticas em formato de videodança. A proposta dos vídeos registrar o trabalho coreográfico de cada grupo, suas nuances e variações, nos cenários das regiões Metropolitana, Sul, Centro, Serra, Missões e Campanha.
O workshop servirá como ação de formação para os grupos participantes do projeto e aberto para toda a comunidade artística, visando colaborar no aprimoramento e desenvolvimento dessa linguagem híbrida. Serão cinco aspectos para colaborar na composição de coreografias para videodança:
INTRODUÇÃO:
O que é videodança?
fragmentação (corpo, espaço e tempo)
tipos de videodança
CONCEPÇÃO:
escolha da musical
utilização dos espaços;
storytelling;
proposta coreográfica X proposta audiovisual;
CRIAÇÃO:
- tipos de enquadramento;
- como criar a coreografia pensando na edição;
- roteiro/storyboad;
- teste de vídeo;
GRAVAÇÃO:
- Qualidade de imagem
- Iluminação
- Sincronia dos bailarinos
- Orientações para terceiros gravarem
EDIÇÃO:
- Transferência de arquivos
- Linguagens de montagem
- Unindo bailarinos
- Efeitos e recursos de edição
CURRÍCULO DO MINISTRANTE:
Fernando Muniz é tecnólogo em produção audiovisual e bailarino. Trabalhou durante oito anos nas emissoras TVCOM e OCTO do Grupo RBS em Porto Alegre, lá criou e dirigiu a série de videodança "5,6,7, OCTO!", que recebe o Destaque Imprensa do Prêmio Açorianos de Dança de 2016. Em 2017 criou a MOOV.art, produtora de vídeo especializada em dança, desde então já trabalhou com diversos grupos, escolas e eventos no Rio Grande do Sul. Em 2018 recebeu novamente o Prêmio Açorianos de Dança na categoria Novas Mídias pelo videodança "Um Olhar Através de".
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
MOOV.art
A MOOV.art é uma produtora de vídeo especializada em Dança, localizada em Porto Alegre (RS). Criada m 2017 pelo realizador audiovisual e bailarino Fernando Muniz. A produtora tem como missão trazer o conhecimento técnico e expertise do audiovisual com o olhar sensível e artístico de quem também dança, proporcionando um dialogo direto com professores, bailarinos e coreógrafos. Produzindo através de obras audiovisuais de qualidade, e que mostrem o que temos de melhor.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.