27 jul - 2018 • 09:00 > 27 jul - 2018 • 18:00
27 jul - 2018 • 09:00 > 27 jul - 2018 • 18:00
A realização do evento está sujeita a um número mínimo de inscritos.
O PÚBLICO-ALVO
Um Workshop dedicado
para quem quer desmistificar a utilização de mecânicas de jogos em todo o setor
da Saúde. Médicos, estudantes, agências e todos os stakeholders que
pensam em desenvolver um repertório de elementos de jogos e experimentarem a
metodologia de construção de um sistema gamificado especializado que vai
aumentar o engajamento e promover ações lúdicas no seu ambiente de trabalho.
O CHAMADO
Já imaginou envolver seu paciente em uma aventura, onde cada ação que ele executa é um ponto a mais para os cuidados com sua saúde?
Ou mesmo, promover um
ranking dos pacientes com os hábitos mais saudáveis e que mais contribuem para
seu próprio cuidado?
Se, de alguma forma,
imaginou que uma parte ou todo o tratamento pode receber um contexto lúdico e
divertido ou que uma rotina de hospital pode ser revestida por um jogo, então
este workshop é para você!
O QUE É GAMIFICAÇÃO?
Uma das formas mais simples de explicar o conceito que eu encontrei está no livro “For the Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business”, para o autor gamificação é “o uso de elemento de jogos e técnicas de game design fora do contexto de jogos”, mais especificamente em ambientes que não são de jogos, o que acaba trazendo isso para a educação, para o ambiente corporativo, clínicas ou mesmo para impulsionar o envolvimento de pacientes com seu tratamento.
POR QUE GAMIFICAÇÃO É IMPORTANTE PARA A SAÚDE?
As principais causas de doenças no século 21 estão ligadas ao estresse, sedentarismo, alimentação inadequada e consumo excessivo de álcool. O engajamento do paciente com a saúde é o fator central para um tratamento de sucesso. É imprescindível investir em formas que promovam a mudança de comportamento e proporcionem uma nova experiência no cuidado.
Faz muito sentido olhar para a maior indústria do
entretenimento, a dos Games e absorver elementos que fazem com que jogadores
reproduzam atividades por horas, semanas ou meses para concluírem objetivos
virtuais e imaginários. Com algumas mecânicas e dinâmicas interativas oriundas
dos games, seremos capazes de promover um sistema mais engajador para pacientes
e médicos.
Você pode encontrar mais sobre gamificação na saúde aqui:
http://medicalfuturist.com/top-examples-of-gamification-in-healthcare/
https://hcldr.wordpress.com/2016/03/19/gamification-in-healthcare-lets-play/
https://healthcareinamerica.us/digital-health-needs-more-gamification-heres-why-2ada009ffe09
A EXPERIÊNCIA
Neste workshop vocês receberão as habilidades e ferramentas necessárias para entender elementos de jogos e adaptarem os que acharem interessantes às necessidades do setor.
Isso acontecerá de
forma prática e dirigida, com experimentos que levarão grupos por toda a
jornada de construção do sistema de gamificado, para desenvolver o frame de um
projeto real.
O CONTEÚDO
Fase: Tutorial
Vamos descobrir os
fundamentos da gamificação de forma descomplicada, de onde ela veio, quais são
as características e funções primordiais. Como ela acontece na saúde e quais
são as implicações de sua construção.
Fase I: Definições Iniciais e Preparação
Vamos começar olhando
para as definições estratégicas, indicadores de resultado e proposição do
sistema de gamificação. Aqui o desafio é ser conciso em um objetivo poderoso o
suficiente para gerar resultados.
Fase II: Identificar Habilidades
Nessa fase vamos mapear
todas as habilidades que o jogo pode oferecer aos pacientes e médicos. O
desafio é condensar todas as ideias em poucas habilidades que serão testadas
adiante e relacioná-las com os indicadores dos objetivos iniciais.
Fase III: Imersão
Nesse estágio do workshop, olhamos para uma das questões mais importantes dos jogos, a imersão. Vamos descobrir como ela acontece, seus vários modos e seremos desafiados a escolher um deles para seguir com o frame do sistema de gamificação.
Fase IV: O Desafio
Essa fase é uma das
maiores provocações para o mundo corporativo e também para o setor da saúde:
construir desafios atrativos o suficiente para mobilizar sua audiência. Vamos
entender algumas características desse tipo de desafio para reproduzir em
nossos sistemas.
Fase V: Big Picture
Hora de tornar nossa
construção algo visual, nesse estágio poderemos identificar problemas no fluxo
da experiência do jogo. Antes de seguir para os passos que irão aprofundar cada
detalhe da construção.
Fase VI: Recursos
Nessa Fase os grupos irão detalhar cada elemento sugerido até big picture. Seguindo arquétipos de jogadores que representam todas as motivações em relação a um game. Entenderemos o que as pessoas esperam e querem conquistar dentro do sistema e poderemos responder a elas com vários recursos como rankings ou trilhas de investigação.
Fase VII: StoryWorld
Neste momento do
workshop o frame do gameplay estará pronto e poderemos construir um sentido
épico ou mítico para a gamificação. Vamos nos deparar com a ficção mínima para
construir uma imersão narrativa e após isso cada parte da ação ganhará um novo
contexto emocional.
Fase VIII: Sistema de Feedback
O Feedback é uma
poderosa ferramenta de construção da imersão em jogos. Um sistema de feedback
explora como o jogo será entregue ou dirigido para sua audiência. Vamos pensar
em várias formas de entregar a narrativa e as mecânicas do jogo.
Local: InovaHC - Health Hub HC - Coworking
Data e horário: 27/07 das 9hs às 18hs.
Endereço: Travessa da Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 75, portaria 1 - InRad
Vagas Limitadas: até 30 inscritos
CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO
Ao final do dia, todos os
participantes receberão um certificado de participação.
QUEM SERÁ O FACILITADOR DA EXPERIÊNCIA?
Ale Santos é formado em Publicidade, atuou como um dos autores da Storytellers Brand'Fiction. Trabalhou em 5 edições da gamificação do maior evento de TI da América Latina e primeiro com transmidia storytelling. Representou o país em uma antologia mundial de Ficção Científica da Intel, desenvolveu narrativas para títulos de boardgames famosos no país, como o RPGQuest. Foi premiado 4 vezes com prata e bronze no Top Blog profissional de Games com seu blog RPG Vale e já palestrou em eventos como o Fórum Transmídia e a Campus Party.
Hoje ele lidera a
Savage Fiction, uma consultoria especializada em estratégias de jogos para o
mundo corporativo e desenvolve sistemas de gamificação para o mercado
imobiliário, treinamentos empresariais, projetos pedagógicos, de entretenimento
(para TV) e também uma startup que usa genética para mudar os hábitos de saúde
das pessoas.
QUEM SERÁ O COORDENADOR DA INICIATIVA?
Dra. Marisa Madi - Possui graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (1994), especialização em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (1997) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é Diretora Executiva do Instituto do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Ivisen Lourenço – Curioso e entusiasta das novas tecnologias, é design thinker, especialista em planejamento, projetos e design de serviços e produtos na área de saúde. Atualmente é responsável pela de Marketing e Estratégia do Núcleo de Inovação InovaHC. Graduado em administração de empresas pela Universidade Cruzeiro do Sul, especialista em projetos pela Fundação Vanzolini e em Big Data&Data Analytics pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
REALIZAÇÃO:
Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas - InovaHC, em parceria com o Instituto de
Radiologia do Hospital HCFMUSP e o Centro de Estudos Radiológico Rafael de
Barros.
NOTA:
Politica de cancelamentos ou desistências
POR PARTE DO ALUNO
Até 7 dias uteis da data de realização do curso, o valor pago será integralmente devolvido.
Até 6 dias uteis da data de realização do curso, será retido 25% do valor pago e o restante será devolvido
POR PARTE DO ORGANIZADOR
Na véspera ou após a
realização do curso, nenhum valor será devolvido.
Será devolvido o valor
integralmente pago no caso de cancelamento do curso.
Abaixo segue o processo de reembolso
Processo de reembolso para compras pagas por cartão de crédito:
O valor pago originalmente será devolvido ao mesmo cartão utilizado durante a compra.
Aparecerá na próxima fatura ou na subsequente, dependendo da data de fechamento da fatura e da data do pedido de reembolso
Processo de reembolso para compras pagas por boleto ou débito online:
Para receber o reembolso, você precisará ter uma conta no MoIP, nosso processados de pagamentos, utilizando o mesmo e-mail fornecido durante a compra realziada pala Sympla.
Caso não tiver uma conta MoiP, você pode criá-lo e é bem simples e também gratuito.
Basta entrar no site do MoiP (www.moip.com.br), clicar em "Criar conta" e selecionar a opção "Para compradores". Feito isso, você deve avisar a Sympla sobre a criação da sua conta MoIP enviando um email para: pagamentos@sympla.com.br.
Apenas com a conta criada e a identificação da mesma poderemos finalizar o reembolso!
É necessário que o responsável indique, via e-mail centrodetreinamento.inrad@hc.fm.usp.br o cancelamento ou desistência do curso.
Trav. da Rua Dr. Ovidio Pires de Campos, 75, Portaria 1 - InRad, Cerqueira César
São Paulo, SP
Coworking Health Hub HCFMUSP
Bem vindo ao Health Hub HC - Coworking. <br /> <br /> Espaço físico voltado para realização de reuniões, alinhamento de ideias, projetos e interação entre grupos (internos HCFMUSP e externos)<br /> <br /> O Coworking estimula a criatividade e promove o desenvolvimento de projetos voltados à inovação e empreendedorismo.<br /> <br />
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.