09 dez - 2015 • 08:00 > 11 dez - 2015 • 18:00
09 dez - 2015 • 08:00 > 11 dez - 2015 • 18:00
Oficina 1: E-Learning: Metodologias e Ferramentas na Educação
Objetivos: discutir a inserção de ferramentas de e-learning no ensino presencial, apresentando alguns exemplos.
Facilitadores: Profs. Joelma Kremer, Gustavo Prado, Marcos Balduíno, Damione Damito e Sávio Felipe
Oficina 2: Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) na Educação Profissional
Objetivos: Estimular a aplicação de PBL na educação profissional: discussão sobre vantagens e dificuldades.
Facilitadores: Profs. Daniel Beck, Marcelo Hatugai e Renato Souza
Oficina 3: Aprendizagem Baseada em Projetos (PrBL) na Educação Profissional
Objetivos: Apresentar aspectos da Aprendizagem Baseada em Projetos (PrBL) na educação profissional, com propostas práticas.
Facilitadores: Profs. Giani B. Bohm, Regina Carvalho, Fernando Pacheco e Suzana da Hora Macedo
Oficina 4: Empreendedorismo em ambientes de educação profissional
Objetivos: Apresentar aspectos do empreendedorismo na educação profissional, com propostas práticas.
Facilitadores: Profs. Fabricio Sobrosa, Fabiana Augusta, Ricardo Dematte, Cynthia Matosinhos
Oficina 5: Aumentando a Interação Escola/Empresa com a Pesquisa Aplicada
Objetivos: Apresentar aspectos de como aumentar a interação escola/empresa, com propostas práticas.
Facilitadores: Profs. Juliano Toniolo, Sheyla Marques, Vico Mendes, José Pinheiro Q. Neto e João B. Conti
Oficina 6: Metodologias de Avaliação na Educação Profissional
Apresentar metodologias de avaliação embasadas no modelo finlandês e demonstrar sua aplicabilidade no contexto educacional brasileiro.
Facilitadores: Profs. Ricardo Miguez, Rodrigo Sislian e Daniel Coelho
Oficina 7: Mobile Learning: Design de Atividades para o Celular em Sala de Línguas.
Objetivo: Existem vários designs de atividades, usando o celular, que podem inovar e enriquecer o ensino de línguas materna ou estrangeira. Os participantes da oficina vivenciarão a construção e aplicação de atividades para o uso da tecnologia móvel em geral, e do celular, em particular. Além da vivência serão apresentados casos práticos e resultados obtidos em várias aplicações coordenadas ou orientadas pelos facilitadores.
Facilitadores: Profs. Giselda Costa e Fabio Fernandez
Oficina 8: Uma Perspectiva Didática sobre Jogos
Objetivo: Serão apresentados e experimentados com os participantes alguns jogos selecionados com o intuito de despertar e desenvolver diferentes competências, seja na Educação Profissional ou na Educação Básica.
Facilitador: Prof. Diego Lieban, com apoio de estudantes.
Oficina 9: Desenvolvimento de Currículo por Competências
Objetivo: Apresentar técnicas de desenvolvimento de currículo por competências.
Facilitadores: Profs. Roberto Santos, Carlos Frajuca e Julio Page
Oficina 10: Ferramentas para Aprendizagem Centrada no Estudante: Métodos Colaborativos e Cooperativos
Objetivo: Apresentar algumas metodologias de ensino que podem ser utilizadas pelos docentes do ensino básico (incluindo educação profissional) para trazer o estudante para o centro do processo de ensino aprendizagem, tornando-se sujeito ativo, crítico e autônomo.
Facilitadores: Prof.s Bruno Garcês, Maristella Gabardo, Kelly de Oliveira Santos e Giann Mendes Ribeiro
Oficina 11: Métodos Dialógicos na Aprendizagem Centrada no Estudante
Objetivo: Apresentar estratégias e técnicas de ensino e aprendizagem que demonstrem aplicações de métodos dialógicos e a aprendizagem centrada no estudante.
Facilitadores: Profs. Luis Augusto da Silva Domingues, Sheylla Chediak, Rafael Freitas e Alexandre Zaslavsky.
Oficina 12: Robótica Educacional como Ferramenta de Aprendizagem Centrada no Estudante
Objetivo: Apresentar as potencialidades da robótica educacional para a implementação de metodologias de aprendizagem centrada no estudante. Realização de oficina prática que pode ser replicada com materiais de baixo custo.
Facilitador: Prof. Francisco Fechine Borges, com apoio do GREL – Grupo de Robótica Educacional Livre do IFPB.
Acreditamos que esta é uma grande contribuição que o IFPB e os professores que participaram deste programa podem dar para a educação brasileira, em estrita consonância com a proposta original do Programa Professores para o Futuro, de serem multiplicadores desta experiência internacional.
Nessa
primeira edição, a instituição promotora será o IFPB, com apoio do MEC/SETEC. O evento reunirá diversas atividades eminentemente práticas,
tais como: oficinas, cujos facilitadores
serão os professores do Programa; relatos de experiências e mostra de materiais
didáticos apresentados pelos participantes inscritos.
Também ocorrerão
apresentações das atividades realizadas pelos professores da segunda edição do
Programa, bem como sua diplomação. Haverá também a participação das Universidades
de Ciências Aplicadas HAMK e TAMK, parceiras no referido Programa, que ministrarão palestras e
seminários.
O evento prevê a participação de professores, pedagogos e TAEs da Rede Federal e profissionais de outras redes de ensino, como universidades, sistemas estaduais, municipais e Sistema S.
1. Quem pode participar?
Professores, pedagogos e TAE´s da Rede Federal (IF´s, CEFETs e Colégio Pedro II), bem como profissionais de outras instituições de ensino.
2. Como eu me inscrevo?
Você deve acessar um dos links de inscrições, à direita
desta página, e preencher o formulário. A
inscrição é por oficina, ou seja, ao se inscrever em uma determinada
oficina o participante estará inscrito em todo o Workshop. É permitida a inscrição em apenas uma oficina, uma vez que o sistema
controla as inscrições por CPF (campo obrigatório).
3. Eu posso me inscrever para o Workshop (escolhendo uma oficina) e não submeter trabalho?
Sim, esta inscrição é considerada como participante de oficina, não como
ouvinte. Não há inscrição somente como ouvinte.
4. Quais trabalhos eu posso submeter para o Workshop, em adição à participação em uma oficina?
Você
pode submeter RELATO
DE EXPERIÊNCIAS e DESCRITIVO DE
MATERIAL DIDÁTICO. O limite é de 5000 caracteres para cada um dos textos, que deverão ser inseridos no campo
específico do formulário, no ato da inscrição. Você poderá submeter, no
máximo, um relato de experiência e
um descritivo de material didático.
5. Haverá avaliação do(s) trabalho(s) enviado(s)?
Resposta: Não haverá avaliação do mérito dos trabalhos, que
são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Haverá somente uma conferência de forma. Estes trabalhos serão publicados como RESUMOS
nos Anais do Workshop e os autores terão direito a certificados, caso pelo
menos um autor compareça para apresentação, no evento.
6. Qual o número máximo de autores para os trabalhos?
4 autores.
7. Como deve ser o RELATO DE EXPERIÊNCIAS?
7.1. No RELATO DE EXPERIÊNCIAS você descreverá uma experiência exitosa no seu dia-a-dia.
Formato (obrigatório):
Título
(máximo de 2 linhas);
Nome(s)
do(s) autor(es) – 1 autor em cada linha;
Descrição:
até 5000 caracteres, em texto contínuo.
Exemplo:
Interdisciplinaridade entre Física e
Robótica Educacional no Primeiro Ano do Curso Técnico Integrado em Eletrônica
Fulano de Tal, professor, IFPB,
email@email.com.br;
Sicrano, estudante, IFCE, email@email.com.br;
Beltrana, IFRS, email@email.com.br.
Neste relato de experiência são
apresentados os resultados de uma metodologia utilizada pelos professores das
disciplinas blá
blá blá.
Texto Arial 11 Normal.
7.2. INSTRUÇÕES PARA O ENVIO DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Poderá ser submetido, no ato da inscrição online, um pequeno texto base (até 5000 caracteres) para uma apresentação oral dentro das sessões “Relatos de Experiências”.
Os Relatos de Experiências podem, por exemplo, tratar de (mas não limitados a):
Texto plano, fonte Arial Normal 11, a ser copiado e colado no campo específico
da inscrição, com formato exemplificado acima.
Apresentação Oral:
Máximo de 15 minutos, mais 5 minutos para arguições. Deverá ser preparada
apresentação tipo PowerPoint, com no máximo 10 slides, para que o participante
possa relatar sua experiência, ressaltando os aspectos inéditos ou inovadores e
os resultados alcançados.
Votação
A audiência poderá votar no relato de experiência que assistiu, numa
escala de 0 a 10. Os 3 mais votados serão premiados no encerramento do evento (prêmios simples, simbólicos).
Anais do Workshop
O Relato de Experiências submetido no sistema de inscrições online e apresentado na sessão oral,
fará jus a Certificado específico de apresentação oral e terá direito a
publicação nos Anais do Workshop (meio eletrônico).
Revisão dos Relatos de
Experiências
Não haverá revisão do mérito do relato de experiências. A descrição
submetida e a apresentação são de total responsabilidade do participante. A
Comissão Organizadora se reserva o direito de não aprovar relatos com erros grosseiros, textos maiores que o permitido (5000 caracteres) e que firam
princípios éticos ou morais.
8. Como deve ser o DESCRITIVO DE MATERIAL DIDÁTICO?
8.1. O(s) autor(es), no máximo 4, submeterão um DESCRITIVO DE MATERIAL DIDÁTICO relativo a um dispositivo, equipamento ou metodologia que UTILIZOU (não será permitida uma proposta não testada!) no seu dia-a-dia enquanto professor(a), pedagogo ou TAE e que promoveu algum tipo de inovação no ambiente de aprendizagem. É OBRIGATÓRIO que o professor traga consigo o dispositivo, que será apresentado no hall do evento, no dia específico da MOSTRA. Se o dispositivo interagir, de alguma maneira, com computadores, o professor deverá trazer seu notebook para a apresentação. A organização do evento não poderá disponibilizar notebook para esta apresentação, bem como NÃO SE RESPONSABILIZA por custos nem por danos causados por transporte, que será de inteira responsabilidade do autor inscrito.
Estas são as
instruções para o DESCRITIVO DE MATERIAL
DIDÁTICO:
Título
(máximo de 2 linhas):
Nome(s) do(s)
autor(es) – 1 autor em cada linha. Máximo de 4 autores.
Descrição:
até 5000 caracteres, em texto contínuo.
Exemplo:
Dispositivo de medição de temperatura
com Interface USB, para experimentos de Química
Fulano de Tal, professor, IFPB,
email@email.com.br;
Sicrano, estudante, IFCE, email@email.com.br;
Beltrana, IFRS, email@email.com.br.
Neste relato de experiência são
apresentados os resultados do desenvolvimento de um dispositivo de medição de
temperatura com interface USB, para utilização em experimentos de Química, blá
blá blá...
Até 5000 caracteres. Texto Arial 11 Normal.
8.2. INSTRUÇÕES PARA O ENVIO DE DESCRITIVO DE MATERIAL DIDÁTICO
No ato da inscrição é possível submeter um DESCRITIVO DE MATERIAL DIDÁTICO (até 5000 caracteres, como base para a apresentação a ser realizada na MOSTRA DE MATERIAL DIDÁTICO. Esta mostra não é uma apresentação de pôster! A ideia é que os participantes possam apresentar produtos, processos e serviços caracterizados como produção técnica, dispositivo ou equipamento utilizado com finalidades didáticas no seu ambiente de ensino-aprendizagem. Por exemplo:
·
Protótipos de materiais e equipamentos de laboratório;
·
Kits e equipamentos didáticos desenvolvidos pelo próprio professor ou em
equipe;
·
Jogos didáticos;
· Ferramentas online desenvolvidas pelo próprio professor ou em equipe.
Avenida Primeiro de Maio , 720 Jaguaribe
João Pessoa, PB
IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
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