19 nov - 2022 • 10:00 > 19 nov - 2022 • 18:30
19 nov - 2022 • 10:00 > 19 nov - 2022 • 18:30
ESCOLA DO OLHAR
X JORNADA DE EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS - Criar é um ato de coragem
Na Jornada de Educação e Relações Étnico-raciais deste ano estaremos celebrando 10 anos de existência. Unindo esforços junto a GERER, construímos a Jornada partindo das contribuições de Azoilda Trindade para a reflexão e construção de práticas pedagógicas fundamentadas em princípios civilizatórios afro-brasileiros na educação, em especial na sua participação com o projeto A Cor da Cultura que valoriza a cultura negra em dispositivos voltados para formação de professores. Em diálogo direto com os princípios civilizatórios apresentados por Azoilda, as exposições do MAR "Um defeito de Cor" e "Ocupação Carolina Maria de Jesus: um brasil para os brasileiros" em cartaz, respectivamente, no Museu de Arte do Rio e na Arena Carioca Fernando Torres em Madureira são espaços com possibilidades de reimaginar e criar caminhos para práticas de educação que se voltem à experiências do povo negro na construção da história desse país. A artista Goya Lopes, presente em Um defeito de cor, que em seu documentário nos traz a reflexão sobre a criação ser um ato de coragem, compartilha generosamente aquilo que se torna ponto de contato com a vida e obra de Carolina Maria de Jesus e os caminhos narrados em Um defeito de Cor de Ana Maria Gonçalves: em séculos de histórias silenciadas e diminuídas pelo lastro colonial, criar é e sempre foi um ato de coragem para o povo negro no Brasil.
PROGRAMAÇÃO DIA 19/11
(10h - 12h) - Apresentação das comunicações - 6 comunicadores
Mediação: Priscilla Souza e Thayssa Menezes ( GERER)
Serão apresentadas 6 comunicações de professores, educadores, artistas e pesquisadores com projetos voltados à aplicabilidade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena, seguida de uma roda de conversa.
Observação:
► A atividade será realizada às 10h, em formato presencial.
► A atividade acontecerá no auditório do MAR.
(13h30 - 14h30) - Oficina Musicalidade, racialidades e educação Com Quilombo Etû ( Pâmela Carvalho, Pablo Carvalho e Rodrigo Maré) e Pedro Bárbara Vagas limitadas
► A atividade acontecerá às 13h30, em formato presencial.
► A atividade acontecerá nos pilotis do MAR.
(14h30 - 15h30) - Visita mediada Um Defeito de Cor
Com Andreia Oliveira ( educadora MAR)
A visita mediada será realizada na exposição Um defeito de Cor, trazendo aspectos gerais sobre a exposição a partir do protagonismo negro na história do Brasil alinhada à narrativa proposta por Ana Maria Gonçalves e dos artistas presentes na mostra.
Observação:
► A atividade acontecerá às 14h30, em formato presencial.
► O ponto de encontro da visita será nos pilotis do MAR, ao lado da bilheteria.
(15h30 - 16h30) - Oficina É preciso atravessar o Rio: a vivência dos valores civilizatórios na educação
Com Nara Campos e Renata Francis
Vagas limitadas
Entre narrativas, literatura, vivências e histórias, quais valores civilizatórios afrikanos e diaspóricos estão presentes na educação? A partir de elementos mensurados por Azoilda e presentes em um corpo negro, vamos narrar histórias a partir dos nossos próprios saberes, entendimentos, perspectivas e memórias.
Observação:
► A atividade acontecerá às 15h30, em formato presencial.
► A atividade acontecerá na Biblioteca MAR.
(17h - 18h30) - Roda de Conversa: Masculinidades Negras e comunidade escolar Com Henrique Rostier, Ricardo Jaheem e Rolf Malungo. Mediação: Yago Feitosa
A roda de conversa propõe uma reflexão que por vezes é silenciada quando debatemos educação nas escolas. O que é possível articular quando pensamos nas masculinidades negras no cotidiano escolar? O que pode a educação das relações étnico-raciais aprender com as experiências negras na escola?
Observação:
► A atividade acontecerá às 17h, em formato presencial.
► A atividade acontecerá nos pilotis do MAR.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesPraça Mauá, 5 Centro
Rio de Janeiro, RJ
Escola do Olhar
A integração entre arte, história e educação é o horizonte do Museu de Arte do Rio, que, no trânsito propiciado por essa horizontalidade, concebe, potencializa e mantém públicas todas as suas ações. Para a instituição, é preciso continuamente atravessar a educação para se chegar à arte – é nesse sentido que, simbólica e fisicamente, a circulação do museu inicia-se pela Escola do Olhar.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.