Estratégia e criatividade serão grandes aliadas dos alunos de Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), durante a XXI Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). A disputa acontece dia 30 de maio, no laboratório de informática da instituição. Esta é a segunda vez que a FIBAM sedia a competição, realizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
“O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição”, afirma o coordenador dos cursos de TI, Fabrício Siqueira. Para ele, a atividade é uma ótima oportunidade para os discentes terem o primeiro contato com competições de programação.
A disputa tem como foco os estudantes do primeiro e segundo períodos, que estão no ano inicial da graduação, mas qualquer aluno pode participar. As inscrições podem ser feitas aqui. A prova é composta por tarefas com níveis variados de dificuldade: há desafios mais fáceis, em que um conhecimento mínimo de programação é suficiente, e alguns que exigem mais experiência, com noções de estruturas de dados, algoritmos e técnicas.
Todos os participantes receberão certificados de participação. Os melhores colocados de cada modalidade receberão ainda medalhas de ouro, prata e bronze.