É com muita satisfação e alegria que compartilhamos o nosso I Seminário Bebês - Escutar os bebês: o diálogo nas Microtransições, no dia 30 de novembro de 2024, sábado das 8h30 às 13h, online, síncrono.
Um momento de ampliar nosso diálogo com profissionais da infância de todo o Brasil. Após 10 anos, desde o início do nosso Berçário em 2014, inspirado na abordagem Pikler, muitas foram as reflexões sobre um currículo pensando para os bebês na escola Ateliê Carambola, em São Paulo, Brasil.
Neste momento, o nosso foco está nas relações, no diálogo e na documentação pedagógica que possibilita a reflexão na formação dos profissionais, professoras, auxiliares, estagiários e muito estudantes de mestrado e doutorado que nos procuram para vivenciar a prática no cotidiano.
Na relação adulto/bebê, bebê/bebê, adulto/adulto no espaço institucional com os bebês, um tema fundamental que, mais do que nunca precisa ser estudado e colocado em prática nas escolas de Educação Infantil no Brasil e no mundo, trazer o valor do cuidado com nossos bebês e crianças pequenas.
Para aquecer esse encontro, convidamos duas pessoas que estudam sobre o currículo para os bebês e a formação dos profissionais da infância para atuarem de forma coerente com uma abordagem que coloca o bebê no centro do currículo e ressignifica os conteúdos para pensar o cotidiano como currículo, a importância de todos os momentos trazendo como foco as microtransições, conceito abordado por estudiosos como Paulo Fochi do OBECI, no livro organizado por ele "Microtransições e Vida Cotidiana" e antes dele, Dorothee Gutknecht e Maren Kramer duas francesas no livro "Microtransitions à la Crèche".
Queremos cada vez mais a partir da nossa prática refletida e sobre o trabalho pedagógico da Escola Ateliê Carambola reforçar nosso compromisso com nossos bebês, enfatizando a importância da qualidade nas relações para o bem-estar de todos.
Convidamos duas formadoras da escola pública brasileira, Gil Menslin e Valéria Pasetchny que comprovam as possibilidades e os desafios de trabalhar em diálogo com uma abordagem democrática, respeitosa e que busca garantir um cotidiano presente, de qualidade para os bebês.
Traremos também fragmentos do cotidiano da Ateliê Carambola com os bebês para compartilhar nosso trabalho pedagógico no fortalecimento de uma Pedagogia dos Detalhes, da relação, do respeito para e com os bebês, nossas sementes!
Será um encontro on-line para que todos possam participar!