27 ago - 2022 • 14:00 > 10 dez - 2022 • 18:00
27 ago - 2022 • 14:00 > 10 dez - 2022 • 18:00
Em sua quinta oferta, agora na plataforma Sympla, os Seminários Clínicos sobre o Caso Maura Lopes Cançado (MLC) se propõem a uma Introdução à clínica borderline. Discutimos dia a dia, relato a relato, o discurso de Maura Lopes Cançado no Hospital Gustavo Riedel (no Rio de Janeiro) entre outubro de 1959 e março de 1960. Neste semestre, que se inicia em 27 de agosto e se conclui em 10 de dezembro, teremos nove profissionais, psicanalistas membros da Sociedade Brasileira de Daseinspsicanálise - Instituto de Daseinspsicanálise, cada um com o seu enfoque específico, enriquecendo as discussões do Caso MLC. Também abordaremos questões como a da esquizofrenia, da depressão e de outras condições patológicas em sua relação com o assim chamado Transtorno de Personalidade Borderline (TPB).
O objetivo destes Seminários é a formação inicial e continuada, especificamente para o desenvolvimento clínico da análise e da supervisão de psicanalistas voltados para a Daseinspsicanálise. Essa a direção da psicanálise afinada a um tempo com a práxis psicanalítica a mais rigorosa – que assume como seus pontos de partida a existência de processos psíquicos inconscientes e os fatos da transferência e da resistência – e as exigências do tempo atual as mais prementes, em especial o entendimento daseinsanalítico do ser-aí humano. Situação em que a Daseinspsicanálise assume como orientação teórica básica o pluralismo em psicanálise, isto é, a pluralidade dos resultados teóricos das interpretações e intervenções práticas possíveis, assim como o primado da práxis psicanalítica sobre a teoria, portanto, mantém igualmente como orientação básica, a assunção dos pontos de partida acima referidos como princípios fundamentais.
O Seminário Clínico sobre o Caso Maura Lopes Cançado se impõe assim como uma contribuição inestimável para toda e todo psicanalista que deseje compreender e praticar a psicanálise a partir de um quadro teórico-clínico adequado aos tempos atuais, integrando a práxis terapêutica a mais bem-sucedida nos últimos 150 anos e o entendimento-de-ser do ser-aí humano que o concebe em sua globalidade, em si e na sua totalidade vivente.
Se você chegou até aqui e ainda não é psicanalista, mas deseja formar-se numa instituição reconhecida pela International Federation of Psychoanalytic Societies (IFPS) [estamos em processo de filiação], e ao mesmo tempo pluralista (na teoria) e ortodoxa (na clínica), inscreva-se hoje mesmo no Seminário Clínico sobre o Caso Maura Lopes Cançado (que compõe um dos seminários do Segundo tempo de nossa formação neste semestre). Entre em contato para saber mais sobre os seminários clínicos e teóricos, assim como sobre a análise didática e a supervisão.
Nosso WhatsApp: (42) 98808-4402
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Manuel Moreira da Silva
Membro fundador e Coordenador Geral da Sociedade Brasileira de Daseinspsicanálise - Instituto de Daseinspsicanálise (SBDp-ID), Manuel Moreira da Silva é Psicanalista, Docente, Analista Didata e Supervisor membro da Sociedade Psicanalítica do Paraná (SPP), Doutor em Filosofia pela Unicamp, Professor do Departamento de Filosofia da Unicentro/PR e Diretor da Escola de Formação em Psicanálise - Instituto de Daseinspsicanálise (EFP-ID) desde 2016, quando esta se denominava KaPhiPsi.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.