27 ago - 2022 • 14:00 > 10 dez - 2022 • 18:00
27 ago - 2022 • 14:00 > 10 dez - 2022 • 18:00
Em sua quinta oferta, agora na plataforma Sympla, os Seminários Clínicos sobre o Caso Maura Lopes Cançado (MLC) se propõem a uma Introdução à clínica borderline. Discutimos dia a dia, relato a relato, o discurso de Maura Lopes Cançado no Hospital Gustavo Riedel (no Rio de Janeiro) entre outubro de 1959 e março de 1960. Neste semestre, que se inicia em 27 de agosto e se conclui em 10 de dezembro, teremos nove profissionais, psicanalistas membros da Sociedade Brasileira de Daseinspsicanálise - Instituto de Daseinspsicanálise, cada um com o seu enfoque específico, enriquecendo as discussões do Caso MLC. Também abordaremos questões como a da esquizofrenia, da depressão e de outras condições patológicas em sua relação com o assim chamado Transtorno de Personalidade Borderline (TPB).
O objetivo destes Seminários é a formação inicial e continuada, especificamente para o desenvolvimento clínico da análise e da supervisão de psicanalistas voltados para a Daseinspsicanálise. Essa a direção da psicanálise afinada a um tempo com a práxis psicanalítica a mais rigorosa – que assume como seus pontos de partida a existência de processos psíquicos inconscientes e os fatos da transferência e da resistência – e as exigências do tempo atual as mais prementes, em especial o entendimento daseinsanalítico do ser-aí humano. Situação em que a Daseinspsicanálise assume como orientação teórica básica o pluralismo em psicanálise, isto é, a pluralidade dos resultados teóricos das interpretações e intervenções práticas possíveis, assim como o primado da práxis psicanalítica sobre a teoria, portanto, mantém igualmente como orientação básica, a assunção dos pontos de partida acima referidos como princípios fundamentais.
O Seminário Clínico sobre o Caso Maura Lopes Cançado se impõe assim como uma contribuição inestimável para toda e todo psicanalista que deseje compreender e praticar a psicanálise a partir de um quadro teórico-clínico adequado aos tempos atuais, integrando a práxis terapêutica a mais bem-sucedida nos últimos 150 anos e o entendimento-de-ser do ser-aí humano que o concebe em sua globalidade, em si e na sua totalidade vivente.
Se você chegou até aqui e ainda não é psicanalista, mas deseja formar-se numa instituição reconhecida pela International Federation of Psychoanalytic Societies (IFPS) [estamos em processo de filiação], e ao mesmo tempo pluralista (na teoria) e ortodoxa (na clínica), inscreva-se hoje mesmo no Seminário Clínico sobre o Caso Maura Lopes Cançado (que compõe um dos seminários do Segundo tempo de nossa formação neste semestre). Entre em contato para saber mais sobre os seminários clínicos e teóricos, assim como sobre a análise didática e a supervisão.
Nosso WhatsApp: (42) 98808-4402
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesThis event has the convenience and practicality of an online transmission with the best experience guaranteed by Sympla.
Select the desired event and tap the access broadcast *button
Get ready! To participate, you must have Zoom installed.
Manuel Moreira da Silva
Membro fundador e Coordenador Geral da Sociedade Brasileira de Daseinspsicanálise - Instituto de Daseinspsicanálise (SBDp-ID), Manuel Moreira da Silva é Psicanalista, Docente, Analista Didata e Supervisor membro da Sociedade Psicanalítica do Paraná (SPP), Doutor em Filosofia pela Unicamp, Professor do Departamento de Filosofia da Unicentro/PR e Diretor da Escola de Formação em Psicanálise - Instituto de Daseinspsicanálise (EFP-ID) desde 2016, quando esta se denominava KaPhiPsi.
Sensitive data is encrypted and will not be saved on our servers.
Access our Sympla Help Center or Talk to the organizer.