12 set - 2024 • 19:00 > 12 set - 2024 • 21:00
12 set - 2024 • 19:00 > 12 set - 2024 • 21:00
OFICINAS IPN 2024
O Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, tem buscado ao longo desses dezenove anos, desenvolver atividades educativas que possibilitem ampliar o acesso à Educação Patrimonial, à história africana e afro-brasileira no Rio de Janeiro, que tem importância nacional e internacional na perspectiva da Lei 11.645. Sendo assim, valorizando a socialização dos conhecimentos nas áreas da Educação e Cultura, de forma on-line e gratuita ao público com atividades que possibilitam a inclusão e a mobilização social, sob a perspectiva da escravidão africana no Brasil.
Através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, estaremos promovendo 20 Oficinas em parceria com a L’Oreal Brasil. Serão realizadas por profissionais qualificados das mais diversas áreas: história, museologia, arqueologia, antropologia, sociologia sobre a matriz africana para ampliar e democratizar o acesso e ao conhecimento sobre esses temáticas.
PROGRAMAÇÃO DA OFICINA:
Tema: "Viver os Museus: Novos Sujeitos e Novas Histórias em uma perspectiva decolonial"
Data: 12 de setembro de 2024.
Hora: 19h as 21h
Oficineiro: Prof. Adson
Sinopse- A palestra propõe um diálogo profundo sobre o papel dos museus na construção e desconstrução de narrativas históricas, questionando as abordagens tradicionais e explorando caminhos para a inclusão de novas vozes e histórias. Sob uma perspectiva decolonial, discutiremos como os museus, enquanto instituições culturais e educativas, podem contribuir para o processo de descolonização do conhecimento, abrindo espaço para a pluralidade de saberes e experiências.
Minibio: Doutorando em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), é mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em História do Brasil pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), Especialista em Gestão e Políticas Culturais da Universidade de Girona (Espanha) em colaboração com o Observatório Itaú Cultural - SP e MBA em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (UVA). Além disso, é especialista em Arqueologia Social Inclusiva da URCA e especialista em Políticas Culturais de Base Comunitária pela pós graduação Internacional en Políticas Culturales de Base Comunitaria pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - Argentina. Foi ganhador do Prêmio Luiz de Castro Faria, concurso promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). É Diretor de comunicação do Icomos Brasil.
Disposição das aulas:
As oficinas são ministradas de forma (on-line/ao vivo),
Transmissão será pelo canal do YouTube;
Para ter acesso a aula, se inscrever no sympla;
Após a inscrição, irá receber por email do seu link de acesso para a aula;
Se inscreva no nosso canal do YouTube, clique aqui -> Youtube
Horário para entrar na sala (YouTube) as 19 horas com tolerância máxima de atraso de 15 minutos;
Duração de 2 horas cada oficina;
Não serão disponibilizadas as gravações;
No final de cada oficina, será disponibilizado o certificado através do sympla;
Preencha seus dados corretamente para ter acesso ao certificado.
Esperamos que essa experiência online promova um rico campo de conhecimento com o conforto e
dialogando com a diversidade cultural e patrimonial sem fronteiras.
Rua Pedro Ernesto, nº 32/34, Gamboa - Rio de Janeiro - RJ
Contato: WhatsApp 21 96465-9983
E-mail: oficinas@pretosnovos.com.br
Link: https://linkr.bio/pretosnovosreal
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelect the desired event and tap the access event button
Ready! The access link will also be sent to you by email.
INSTITUTO DE PESQUISSA E MEMÓRIA PRETOS NOVOS - IPN
O Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN), foi criado em 13 de maio de 2005, com a missão de pesquisar, estudar, investigar e preservar o patrimônio material e imaterial africano e afro-brasileiro, cuja conservação e proteção seja de interesse público, com ênfase ao sítio histórico e arqueológico do Cemitério dos Pretos Novos, sobretudo com a finalidade de valorizar a memória e identidade cultural brasileira em Diáspora.
Sensitive data is encrypted and will not be saved on our servers.
Access our Sympla Help Center or Talk to the organizer.