01 set - 2022 • 19:00 > 01 set - 2022 • 21:00
01 set - 2022 • 19:00 > 01 set - 2022 • 21:00
Oficinas IPN 2022
O Instituto tem buscado ao longo desses dezessete anos, desenvolver atividades educativas que possibilitem ampliar o acesso à educação patrimonial, à história africana e afro-brasileira no Rio de Janeiro, que tem importância nacional e internacional na perspectiva da Lei 11.645.
O IPN valoriza a socialização dos conhecimentos nas áreas da Educação e Cultura, apresentando gratuitamente ao público atividades que possibilitam a inclusão e a mobilização social, sob a perspectiva da escravidão africana no Brasil.
Professora – Mônica Lima
Sinopse – A oficina pretende trazer, numa perspectiva de longa duração, aspectos da vida social de mulheres africanas e negras na região do Valongo, desde os tempos da escravidão ao pós abolição. A diversidade de experiências no mundo do trabalho será tratada a partir do papel que exerceram como protagonistas na sobrevivência e na construção de sociabilidades no local em que viveram e atuaram. Cozinheiras, quituteiras, vendedoras de angu, costureiras e operárias, que também foram sacerdotisas, artistas, integrantes de irmandades e médicas populares, habitaram, circularam e constituíram as identidades desta parte da cidade que se tornou o núcleo irradiador da Pequena África carioca. Vamos conhecer um pouco mais sobre suas histórias.
Minibio - Professora de História da África, do Programa de Pós-graduação em História Social
(PPGHIS) e do Programa de Pós-graduação em Ensino de História (PPGEH) do Instituto de História
da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH-UFRJ). Coordenadora do Laboratório de Estudos
Africanos (LEÁFRICA) no IH-UFRJ. Tem longa experiência docente, atuando desde 1992 com ensino
de história da África, da diáspora africana e dos africanos no Brasil, em cursos de graduação e pós-graduação.
Disposição das aulas:
As oficinas são ministradas de forma (on-line), através do aplicativo zoom na plataforma sympla;
Para ter acesso a aula, baixar o aplicativo zoom, link: https://zoom.us/download;
Horário para entrar na sala (zoom) as 19 horas com tolerância máxima de atraso de 15 minutos;
Duração de 2 horas cada oficina;
Não serão disponibilizadas as gravações;
No final de cada oficina, será disponibilizado o certificado.
Esperamos que essa experiência online promova um rico campo de conhecimento com o conforto e dialogando com a diversidade cultural e patrimonial sem fronteiras.
Rua Pedro Ernesto, nº 32/34, Gamboa - Rio de Janeiro - RJ
Contato: WhatsApp 21 96465-9983
E-mail: [email protected]
Link: https://linkr.bio/pretosnovosreal
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesThis event has the convenience and practicality of an online transmission with the best experience guaranteed by Sympla.
Select the desired event and tap the access broadcast *button
Get ready! To participate, you must have Zoom installed.
INSTITUTO DE PESQUISSA E MEMÓRIA PRETOS NOVOS - IPN
O Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN), foi criado em 13 de maio de 2005, com a missão de pesquisar, estudar, investigar e preservar o patrimônio material e imaterial africano e afro-brasileiro, cuja conservação e proteção seja de interesse público, com ênfase ao sítio histórico e arqueológico do Cemitério dos Pretos Novos, sobretudo com a finalidade de valorizar a memória e identidade cultural brasileira em Diáspora.
Sensitive data is encrypted and will not be saved on our servers.
Access our Sympla Help Center or Talk to the organizer.