02 mai - 2023 • 08:00 > 05 mai - 2023 • 22:00
Evento gratuito, nas modalidades presencial e online.
É necessário se inscrever para participar do evento. A inscrição geral dá acesso à exposição e a todas as atividade online. Para participar das oficinas presenciais, será necessário se inscrever separadamente, por conta da limitação de espaço. Será emitido certificado mediante controle de frequência.
Local: Saguão da Biblioteca Prof. Joel Martins (FE/Unicamp)
Período: 2 a 5 de maio, das 8h00 às 22h00
Ementa: Com o tema “Um Professor de Professores”, a exposição que integra a IX Malbatemática, terá como foco este ano a pessoa do professor que ensina matemática e sua importância no desenvolvimento da sociedade, por meio de um trabalho consciente na busca da autonomia, na realização de projetos e na vivência da cidadania. Malba Tahan, como um precursor da educação matemática, além de centenas de livros escritos, ministrou inúmeros de cursos de formação de professores por todo o Brasil, nas décadas 50, 60 e 70. Nesta exposição será possível ter a dimensão de sua dedicação e trabalho realizado, por meio de fotos, objetos pessoais, documentos do acervo do Professor Julio Cesar de Mello e Souza - o Malba Tahan, que se encontra sob a responsabilidade do Centro de Memória da Educação (CME) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp).
Curadoria: Professor Rodrigo Donizete Serra
14h00 às 17h00 - Oficina 1: Tangram e o ensino de geometria: jogar aprendendo ou aprender jogando?
Local: Sala do LAE
Ementa: Esta oficina tem por objetivo propiciar aos participantes a vivência de atividades pautadas nas habilidades da BNCC que permitem explorar diferentes conteúdos de Geometria. Como recurso didático, optamos pelo uso do tangram, a partir do qual serão sistematizados alguns encaminhamentos didáticos que podem contribuir para um ensino de geometria em que o aluno seja protagonista na/da construção de seu conhecimento.
(Vagas limitadas)
14h00 às 17h00 - Oficina 2 – Uma investigação associando cálculos em planilhas eletrônicas à conversão do sistema decimal para o sistema binário
Local: Sala ED08
Ementa: Esta oficina tem o intuito de oferecer uma experiência limitada (no seu tempo) de investigação matemática a partir de um problema de construção de planilha eletrônica. As dificuldades/conclusões serão partilhadas pelos participantes e o desenvolvimento de estratégias de resolução, individuais ou coletivas, serão efetivadas de acordo com cada proposta apresentada no decorrer da oficina.
(Vagas limitadas)
Transmissão ao vivo no Youtube do PSIEM-GEPEMAI
20h00 às 21h30 – Roda de conversa – Por que a Educação Matemática precisa de ti, professor?
Ementa: Refletir sobre a vida, a obra e o legado educacional do mestre Malba Tahan, cuja atuação docente o colocou no hall de precursor e protagonista de propostas inovadoras para o ensino e aprendizagem da matemática. Pela importância do seu legado, em sua homenagem foi instituído em 6 de maio, data de seu nascimento, o Dia Nacional da Matemática. Em seguida, tendo como inspiração o livro O mundo precisa de ti, professor, de sua autoria, pretendemos refletir sobre a questão “professor, educador e a ética: que profissional queremos ser? ” Na sequência, será mostrado como os porquês dos alunos podem colaborar para (re)dimensionar e potencializar o conhecimento do professor que ensina matemática. E, por fim, uma abordagem relacionando as contribuições de Malba Tahan para o desenvolvimento das habilidades e competências propostas pela BNCC para a Educação Matemática no Ensino Médio.
20h00 às 21h30 – Oficina 3 – Métodos visuais de aprendizagem de matemática - mapas mentais e outros
Ementa: Os mapas mentais e outros métodos visuais de aprendizagem são ferramentas práticas e eficientes que auxiliam e potencializam a produtividade nos estudos, ajudam a aumentar a capacidade de síntese e a possibilidade de captação dos conteúdos. Elementos visuais permitem fazer conexões e despertar novas ideias, pontos essenciais para o processo de aprendizado. O que você verá na oficina:
- Motivação teórica do uso dos recursos visuais de aprendizagem na sala de aula;
- Construção do “mapa mental”;
- Trabalho com mapas mentais para organizar informações;
- Utilização de mapas mentais para resumir e sintetizar informações e aprendizados;
- Compreensão dos conceitos de hierarquia das informações que serão transmitidas através dos mapas mentais;
- Dicas de caligrafia e outros recursos para tornar seu mapa mental mais atrativo.
20h00 às 21h30 – Oficina 4 – Explorando as potencialidades do Geogebra na aprendizagem de Matemática
Ementa: Explorar o Geogebra como software de Geometria dinâmica e que pode modificar o cenário das aulas de Geometria e Matemática, tornando assim a aula dinâmica e participativa. Nosso objetivo será ensinar como funciona o software e como pode ser explorado no contexto do ensino fundamental.
20h00 às 21h30 – Oficina 5 – O mundo precisa de ti, professor de Educação Infantil
Ementa: Propostas práticas voltadas para a Educação Infantil, partindo dos materiais de Malba Tahan.
Ao longo da semana de 2 a 5 de maio, diversos posts serão publicados na página do Facebook do Grupo de Pesquisa Psicologia da Educação Matemática e Formação de Professores (Psiem-Gepemai), com o objetivo de divulgar a vida, a obra e o legado educacional do mestre Malba Tahan, e também os trabalhos realizados por professores com suas turmas em comemoração ao 6 de maio.
Saiba mais sobre o PSIEM-GEPEMAI: cempem.fe.unicamp.br/gepemai
Conheça o Malba Tahan: malbatahan.com.br
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Bertrand Russell, 801 Cidade Universitária
Campinas, SP
Faculdade de Educação da Unicamp
Sensitive data is encrypted and will not be saved on our servers.
Access our Sympla Help Center or Talk to the organizer.