Talk to the organizer

The event has already closed...

Plano de Segurança de Barragens e Plano de Ações Emergenciais PAE e PAEBM

Carregando recomendações...
Event closed

Plano de Segurança de Barragens e Plano de Ações Emergenciais PAE e PAEBM

21 nov - 2023 • 17:00 > 21 nov - 2023 • 18:00

 
Online Event via Cisco Webex

Event description

Plano de Segurança de Barragens e Plano de Ações Emergenciais – PAE e PAEBM

Data: 20 e 21 de novembro

Local: Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, Bloco 713

 

OBJETIVO

Informações Gerais e Declaração de Classificação da Barragem quanto à Categoria de Risco e ao Dano Potencial. Documentação Técnica do Empreendimento. Planos e Procedimentos. Registros e Controles. Plano de Ação de Emergência. Segurança de Barragens (RPSB) e Resumo Executivo. 

 

INSTRUTORES

 

Luiz Gustavo Fortes Westin

Engenheiro Hídrico. Especialista em Sistemas Elétricos de Geração e Segurança de Barragens. Mestre em Engenharia da Energia. Atua como engenheiro especialista em segurança de barragens a 16 anos em atividades de implantação, operação e manutenção, engenharia e novos negócios hidráulicos nas empresas: CCBE, ENEL e Neoenergia, somando atuação em mais de 38 empreendimentos hidrelétricos.  Experiências internacionais voltadas ao tema: 46° Curso de aperfeiçoamento das funções técnicas e diretivas empresariais, Intercâmbio de Experiências em Segurança de Barragens junto ao ICI/ENEL,Itália; 16º Curso de Exploração e Segurança de Barragens, APA / LNEC , Portugal; Intercâmbio de Experiências em Segurança de Barragens - EXPRE/Iberdrola, Espanha. Principais representações sobre o tema: Atual Coordenador da Câmara Técnica de Segurança de Barragens do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CTSB/CNRH); Atual Vice-Coordenador do GTSB – ABRAGE: Relator do Grupo de Trabalho de Moção de veto parcial presidencial à Lei 14066/2020, CTSB/CNRH.

Ricardo Aguiar Magalhães

Engenheiro Civil (UFMG/1986), Arquiteto e Urbanista (FAMIH/1992), Especialista em Estruturas em Aço e de Transportes (1987/UFMG), Geotecnia de Barragens (1996/UFOP), Web Design (1999/UNIBH), MBA em Gestão Estratégica de Negócios (2001/FGV) e Especialista em Altos Estudos de Defesa (2023/ESD, a concluir). Trabalhou: projetos geotécnicos de barragens, LEME Engenharia Ltda., 1987 a 1989; Segurança de Barragens e Sistemas Inteligentes de Segurança de Barragens, CEMIG, 1989 a 2001. Foi professor no curso de Geotecnia da PUC-MG e no curso de Segurança de Barragens do IDD/UFPR. Desde 2000 é Arquiteto Sênior e Engenheiro Civil Sênior Especialista na Ideiajato Ltda., com arquitetura e urbanismo de grandes empreendimentos, engenharia de segurança de barragens e hidrelétricas, elaboração de sistemas inteligentes de monitoramento de estruturas, com mais de 300 projetos. Foi Diretor Técnico do Comitê Brasileiro de Barragens / CBDB; Conselheiro do CBDB desde 2014, em três anos consecutivos; Coordenador Editorial da Revista Brasileira de Engenharia de Barragens e da publicação de Boletins Técnicos. Foi Diretor de Comunicações do CBDB de 2014 a 2020, em duas eleições consecutivas. Foi Coordenador da Comissão Técnica de Barragens de Terra e Enrocamento do CBDB. Foi membro do Conselho Fiscal do CBDB de 1999 a 2008, em três mandatos; Vice-Diretor Regional de Minas Gerais do CBDB de 2008 a 2011 e Diretor Regional de Minas Gerais do CBDB de 2011 a 2014. É Coordenador da Comissão Técnica de P&D do CBDB, desde 2018; Membro no Public Safety around Dams Committee da ICOLD, desde 2018 e do Capacity Building Committee do ICOLD, desde 2022; Coordenador de Board de Revisão Periódica de Segurança de Barragens. É Professor dos Cursos de Especialização de Barragens da UFBA e IDD. Participa da organização de eventos nacionais e internacionais sobre barragens e reservatórios, aspectos técnicos e legais. No CBDB coordena Acordos de Cooperação Técnica com Agências Nacional das Águas e Saneamento Básico - ANA, de Mineração – ANM e de Energia Elétrica – ANEEL, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente – IBAMA e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil – SEDEC. Representa do CBDB no Grupo de Trabalho de Segurança de Infraestruturas Críticas – Barragens - para a Segurança Nacional do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, GTSIC/GSI/PR, desde 2015. Representa o CBDB no ICOLD National Committees for Americas, INCA, desde 2016.

 

PROGRAMAÇÃO

 

DIA 1 - INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE SEGURANÇA DA BARRAGEM – PSB - Volume I - PLANO DE SEGURANÇA DA BARRAGEM
Informações Gerais e Declaração de Classificação da Barragem quanto à Categoria de Risco e ao Dano Potencial. Documentação Técnica do Empreendimento. Planos e Procedimentos. Registros e Controles. Plano de Ação de Emergência. Segurança de Barragens (RPSB) e Resumo Executivo.

DIA 1 - ORIENTAÇÃO E FORMULÁRIOS DO PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA – PAE e PAEBM (Barragens de Mineração) – Volume IV

MÓDULO I - Conceituação, Apresentação e Objetivo do PAE
Identificação e contatos do empreendedor, do coordenador do PAE e das entidades constantes do fluxograma de notificação. Descrição da barragem e estruturas associadas. Identificação e localização da barragem. Descrição geral da barragem. Características hidrológicas, geológicas e sísmicas. Reservatório. Órgãos extravasores. Instrumentação. Acessos à barragem. Recursos materiais e logísticos na barragem em situação de emergência. Sistemas de iluminação e alimentação de energia. Sala de emergência. Recursos materiais mobilizáveis em situação de emergência.
MÓDULO II - Detecção, Avaliação, Classificação e Ações Esperadas Para cada Nível de Resposta.
Definição de critérios para identificação de anomalias ou de condições potenciais de ruptura da barragem bem como os procedimentos preventivos e corretivos a serem adotados em situações de emergência.

 

DIA 02 - ORIENTAÇÃO E FORMULÁRIOS DO PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA – PAE e PAEBM (Barragens de Mineração) – Volume IV

MÓDULO III - Procedimento de Notificação e Sistema de Alerta.
Objetivo dos procedimentos de notificação e o sistema de alerta necessários para notificar as entidades intervenientes na gestão de emergências e desencadear o aviso às populações. Fluxograma de notificação.
MÓDULO IV - Responsabilidades Gerais no PAE
Do empreendedor, do coordenador e organização da equipe técnica, sistema de proteção e defesa civil. Definição da cadeia de decisão e a identificação dos principais intervenientes no processo de gestão da emergência. Declaração de Situação. Treinamentos do PAE e seus planos de comunicação e plano de ação.
MÓDULO V - Síntese do Estudo de Inundação e Mapa de Inundação.
Modelagem da cheia de ruptura completa para barragens de médio e grande porte e simplificada para barragens de pequeno porte. Critérios e cenários de modelagem da cheia de ruptura: o cenário de ruptura mais provável; cenário de ruptura mais desfavorável ou extremo. Teoria acerca da Brecha de ruptura. Métodos e critérios para caracterizar a cheia induzida pela ruptura da barragem, incluindo o correspondente zoneamento de risco no vale a jusante. Estudo de casos.

 

Apoio: NRCE

Event policy

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Terms and conditions

How to access the event

Access the Tickets tab on the website or on the Sympla app available for iOS and Android

Select the desired event and tap the access event button

Ready! The access link will also be sent to you by email.

Learn more about accessing online events

About the producer

organizer

COMITÊ BRASILEIRO DE BARRAGENS

Carregando recomendações...

Payment methods

Finance your purchase up to 12x

Buy with complete security

Sensitive data is encrypted and will not be saved on our servers.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Needing help?

Access our Sympla Help Center or Talk to the organizer.